Magistrados debatem a Meta 2 de 2010, que prevê a solução de processos distribuídos até 2007

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

O vice-presidente administrativo do TRT da 15ª, desembargador Luiz Antonio Lazarim, iniciou na manhã desta quarta-feira (16/6) o primeiro de uma série de encontros com os juízes de primeira instância de todo o Regional. A primeira reunião foi com 11 juízes titulares e substitutos do Fórum Trabalhista de Campinas, incluindo a diretora do Fórum, Rita de Cássia Scagliusi do Carmo, e nesta quinta (17/6), Lazarim vai se reunir com os magistrados de Jundiaí. Na reunião em Campinas, estavam presentes também os juízes auxiliares da Presidência e da Vice-Presidência Administrativa do TRT e da Corregedoria Regional, respectivamente Edison dos Santos Pelegrini, Renan Ravel Rodrigues Fagundes e Luciane Storel da Silva. Na pauta, a Meta 2 e o planejamento de trabalho deram a tônica da reunião conduzida pelo desembargador, que enfatizou o tom informal do encontro e salientou o novo relacionamento entre a Administração e os magistrados de primeiro grau da 15ª.

Lazarim disse que se preocupa muito com a primeira instância e que sabe das dificuldades enfrentadas pelos magistrados e a sua carregada rotina de serviços. Em tom tranquilizador, o vice-presidente administrativo se dispôs a ajudar no que for possível e lembrou que metas, apesar da necessidade de serem cumpridas, não podem ensejar competição entre as varas. “Cada magistrado sabe da realidade e das dificuldades da unidade onde atua”, enfatizou Lazarim.

Os próximos encontros, ainda sem agenda definida, deverão acontecer até julho deste ano. O desembargador garantiu que a pauta, sempre a mesma, deverá ser discutida com todos os magistrados de primeira instância das 153 varas do Regional, bem como dos seis postos avançados.

A Meta 2 de 2010 tem como objetivo solucionar ainda este ano todos os processos distribuídos (em 1º e 2º graus e tribunais superiores) até 31 de dezembro de 2006. Quanto aos processos trabalhistas, eleitorais, militares e da competência do Tribunal do Júri, a Meta abrange as ações distribuídas até 31 de dezembro de 2007.

No que se refere especificamente ao TRT da 15ª, o Regional iniciou o ano com um saldo de 17.243 processos alvo da Meta 2. De acordo com informações do site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), até o final de abril de 2010 já tinham sido solucionados 36,2% desse total (6.242 processos).

Unidade Responsável:
Comunicação Social