Mais 29 magistrados tomam posse na 15ª Região esta semana
Durante cerimônia de posse de 24 juízes na sexta, 26, serão homenageados dez magistrados que iniciaram suas carreiras há 20 anos
Por José Francisco Turco
Até o final desta semana, a 15ª Região passará a contar com mais 29 juízes substitutos. Vinte e quatro deles, aprovados no XXIV Concurso para Ingresso na Magistratura do Trabalho da 15ª Região, tomarão posse na sexta-feira (26/11), em sessão solene com início às 17 h no Plenário Ministro Coqueijo Costa, na sede do Tribunal, em Campinas. Os outros cinco, que chegaram ao Regional por meio de Concurso de Remoção Nacional, tomaram posse já nesta quarta-feira (24), no Salão Nobre da Presidência do TRT, em cerimônia conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva.
Futuros juízes passaram pelo “crivo” do ministro Teixeira Manus
Entre os destaques do XXIV Concurso está a aprovação de todos os 24 candidatos que chegaram à prova oral, cuja banca examinadora foi presidida pelo ministro Pedro Paulo Teixeira Manus, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Na oportunidade o ministro enfatizou que “todos os aprovados estão plenamente capacitados ao exercício do cargo que, com seu mérito, acabam de conquistar”. Os novos juízes são: Adenilson Brito Fernandes, Andressa Venturi da Cunha Weber, Caio Rodrigues Martins Passos, Elias Terukiyo Kubo, Fernanda Amabile Marinho de Souza, Francieli Pissoli, Francisco José dos Santos Júnior, Gabriela Lenz de Lacerda, Gothardo Rodrigues Backx Van Buggenhout, Laura Rodrigues Benda, Levi Pereira de Oliveira, Liana Maria Freitas de Sá Cavalcante, Luís Guilherme Bueno Bonin, Maria Lúcia Ribeiro Morando, Natália Scassiotta Neves Antoniassi, Patrícia Caroline Silva Abrão, Rafael Moreira de Abreu, Roberta Confetti Gatsios Amstalden, Rosério Firmo, Samuel Batista de Sá, Sibele Rosi Moleta, Sofia Lima Dutra, Vanessa Maria Sampaio Lopes Villanova, Zilah Ramires Ferreira Siqueira.
Magistrados aprovados em 1990 serão homenageados
Durante a cerimonia da sexta-feira serão homenageados dez magistrados da 15ª que também começaram suas vidas de julgadores em um dia 26 de novembro, há exatos 20 anos. São eles os desembargadores Thelma Helena Monteiro de Toledo Vieira, Manoel Carlos Toledo Filho, Antonio Francisco Montanagna, Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza e Luiz José Dezena da Silva, além do titular da 4ª Vara do Trabalho de São José do Rio Preto, Carlos Augusto Escanfella e dos juízes aposentados Ismênia Diniz da Costa, Wagner José Trindade e Edson Giurno, titular da VT de Amparo, cuja aposentadoria foi publicada nesta quarta-feira (24) no DEJT. A homenagem incluirá ainda o juiz David Barrilli, falecido em agosto de 1999.
Concurso de remoção nacional traz “força nova”
O presidente do TRT (4º da esq. para a dir.) e os novos colegas na 15ª Região: Cristiane Souza de Castro Toledo, Moacir Antonio Olivo, Lays Cristina de Cunto, Vanessa Cristina Pereira Salomão e Luiz Roberto Lacerda dos Santos Filho. Para o desembargador Sotero, o ritual de posse, ainda que informal, “tem um significado que deve ser buscado"
Os cinco magistrados que vieram de outros Regionais são: Cristiane Souza de Castro Toledo (3ª Região – MG), Luiz Roberto Lacerda dos Santos Filho (12ª – SC), Moacir Antonio Olivo (9ª – PR) e Lays Cristina de Cunto e Vanessa Cristina Pereira Salomão (2ª – Região Metropolitana de São Paulo e parte da Baixada Santista).
Entre os presentes à cerimônia, que lotou o Salão Nobre da Presidência e foi conduzida pelo desembargador Sotero, estavam o vice-presidente administrativo do Tribunal e corregedor regional eleito para o biênio 2010-2012, desembargador Luiz Antonio Lazarim; o futuro presidente da Corte, para o mesmo período, desembargador Renato Buratto; o atual corregedor, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper; os desembargadores José Pitas, da 3ª Câmara do Regional, José Antonio Pancotti, que será o diretor da Escola Judicial no próximo biênio, Fernando da Silva Borges, atual vice-diretor da Escola, Gerson Lacerda Pistori, vice-corregedor regional eleito para a próxima gestão, Edmundo Fraga Lopes, presidente da 2ª Turma, Samuel Hugo Lima, da 5ª Câmara, e Thelma Helena Monteiro de Toledo Vieira, da 1ª Câmara. Também prestigiaram o evento os juízes auxiliares Edison dos Santos Pelegrini (Presidência), Renan Ravel Rodrigues Fagundes (Vice-Presidência Administrativa), Guilherme Guimarães Feliciano (Vice-Presidência Judicial) e Luciane Storel da Silva (Corregedoria Regional), além do juiz Flávio Landi, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV).
Durante a cerimônia, o desembargador Sotero enfatizou que “sem dúvida alguma, a chegada de cinco novos eminentes magistrados, alguns deles com mais de uma década na Magistratura, enriquece o nosso Tribunal”. Sotero fez questão de registrar ainda a presença do desembargador aposentado Paulo de Tarso Salomão, pai da juíza Vanessa Cristina Pereira Salomão, que acabara de tomar posse. Para o presidente da Corte, Salomão é um “paradigma de magistrado” por tudo o que fez pela Magistratura Trabalhista da 15ª Região. “Todos nós o conhecemos bem, e eu pessoalmente tive a grande honra de ser seu colega de Turma e Câmara.” Sotero ponderou que, embora simples, o ritual de posse “tem um significado que deve ser buscado”. Acrescentou que a cerimônia consagra um momento de vida pessoal e profissional que passa por realizações, dúvidas e inquietações, até a tomada da decisão de vir para a 15ª. “Sejam felizes! O TRT da 15ª Região recebe-os com os braços abertos."
- 20 visualizações