No Encontro da Associação dos Advogados de SP, presidente do TRT palestra sobre acesso à Justiça
Por José Francisco Turco
O presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, proferiu palestra na última sexta-feira (12/3) durante o I Encontro Regional de Direito da Associação dos Advogados de São Paulo, realizado no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas. O magistrado também compôs a mesa de honra de abertura dos trabalhos no dia anterior (11), juntamente com o corregedor regional da 15ª, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper. Encerrado no sábado (13), o evento contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas, que acompanharam as exposições de 21 palestrantes.
Segundo seus organizadores, além de incrementar o conhecimento dos advogados, o Encontro teve o objetivo de proporcionar um maior convívio e interação entre os profissionais da Advocacia. Ao discursar, ainda na abertura, o desembargador Sotero considerou oportuna a realização do evento e felicitou seus empreendedores. O magistrado palestrou sobre “Acesso à justiça: jus postulandi x essencialidade do advogado”. A mediação do painel foi do advogado Luís Carlos Moro. O debatedor foi o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior.
As questões trabalhistas também foram tratadas em painel que contou com a participação do ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST) José Luciano de Castilho Pereira, que analisou a “Discriminação no Direito do Trabalho”. A mediação foi do advogado Roberto Parahyba de Arruda, e o debatedor foi o jurista Estêvão Mallet.
Foram tratados ainda assuntos relacionados a prerrogativas da Advocacia; novos rumos do Direito Civil; as recentes reformas do Código de Processo Civil (CPC); os 20 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC): os paradigmas jurisprudenciais nas relações de consumo; e atualidades no Direito Desportivo Brasileiro, entre outros. A conferência de encerramento, sob o tema “A Advocacia e a liberdade”, foi proferida pelo jurista Técio Lins e Silva, já no sábado, 13.
Presidida pelo advogado Fábio Ferreira de Oliveira, a AASP é, segundo sua diretoria, a maior associação por adesão da América Latina, contando com mais de 87 mil associados.
- 3 visualizações