Planejamento estratégico é discutido com diretores no Fórum Trabalhista de Campinas

Conteúdo da Notícia


Por José Francisco Turco

O vice-presidente administrativo do TRT da 15ª Região, desembargador Luiz Antonio Lazarim, foi um dos palestrantes de evento sobre planejamento estratégico e processo eletrônico, realizado nesta quinta-feira (9/9) no Fórum Trabalhista de Campinas. As palestras foram ministradas a diretores de secretaria das Varas do Trabalho (VTs) de Hortolândia, Sumaré, Campinas e Paulínia. Destes dois últimos municípios, participaram também os diretores dos respectivos Serviços de Distribuição dos Feitos, unidades de primeira instância existentes em localidades em que estão instaladas duas ou mais VTs. O evento contou ainda com a presença do diretor-geral de Coordenação Judiciária do Tribunal, Edmilson Santos de Miranda.

Ao abrir os trabalhos, o desembargador Lazarim enfatizou que o encontro tinha caráter informal e comentou as vantagens que o planejamento estratégico traz a todos. O magistrado apresentou à plateia um vídeo de treinamento citado no livro “O 8º hábito”, de Stephen R. Covey, conhecido profissional norte-americano, que ensina como fazer planejamento nas organizações. No audiovisual, o autor comenta a evolução de uma equipe de futebol composta por crianças, mostrando de maneira bem-humorada o crescimento do time, após a aplicação de técnicas voltadas à motivação e ao comprometimento de membros de equipes.

Lazarim frisou que no planejamento estratégico a meta principal é a qualidade de vida. “Com ele, vamos trabalhar muito bem e teremos cada vez mais satisfação no trabalho todos os dias.” O planejamento estratégico, segundo o magistrado, se reveste de vital importância, pois tem como um de seus pontos centrais a mudança de rotinas, situação que “certamente virá” com a disseminação do processo eletrônico, sublinhou Lazarim. “Nossas condições de trabalho vão ser muito melhores”, antecipou. O vice-presidente administrativo conclamou todos a colherem no site do Tribunal informações que serão constantemente publicadas sobre o tema. “Conversem com os servidores, troquem ideias, todos temos a ganhar”, incentivou.

Lazarim destacou que o processo eletrônico, já em implantação no TRT, também chegará à 1ª instância e representará um grande ganho para toda a sociedade. Para ele, a criação de novas varas do trabalho na 15ª e a consequente ampliação do quadro de servidores é importante, “mas só mesmo o ganho tecnológico poderá fazer com se possa enfrentar os desafios representados pelo aumento constante na demanda”.

Gestão Estratégica

Os demais palestrantes foram os servidores Bruno Lucenti Pereira e Helena Cristina Sebinelli, ambos da Assessoria de Gestão Estratégica do Tribunal. Bruno fez uma explanação tendo como base fotos da travessia do Oceano Atlântico empreendida pelo navegador Amyr Klink, em 1984, em um pequeno barco a remo. O palestrante enfatizou as declarações de Amir no livro “Cem dias entre céu e mar”, destacando o planejamento que foi necessário para que o desafio pudesse ser vencido. Segundo o servidor, todos fazemos no dia a dia algum tipo de planejamento estratégico nas nossas atividades, para podermos “dar conta” delas.

Já a servidora Helena fez uma apresentação conceituando diversos temas envolvidos na gestão estratégica. Nessa linha diferenciou os conceitos de estratégia e de planejamento estratégico. Estratégia, segundo ela, é a seleção de meios para realizar objetivos, ou seja, é o processo de construção do futuro da organização, aproveitando suas competências fundamentais. O planejamento estratégico, por sua vez, foi definido pela servidora como sendo o processo de elaborar a estratégia, definindo a relação entre a organização e o ambiente. Compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer e mercados e clientes que pretende atingir, explicou Helena. Ela apresentou ainda gráficos segundo os quais as unidades judiciárias do Polo de Campinas – Hortolândia, Sumaré, Campinas e Paulínia – cumpriram a quase totalidade das metas do Plano Estratégico Plurianual da 15ª Região (2010-2014), que foi aprovado pelo Pleno do Regional em dezembro do ano passado.

Unidade Responsável:
Comunicação Social