Plano Estratégico da Justiça do Trabalho: TRT15 passa a liderar grupo de Tribunais
Por José Francisco Turco
O TRT da 15ª Região foi escolhido em 15 de janeiro para liderar um grupo de Tribunais Trabalhistas que terão a incumbência de empreender diversas atividades no campo institucional, dando continuidade à confecção do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho. Os outros Regionais são os TRTs das 1ª, 2ª, 3ª, 10ª e 18ª Regiões (sediados, respectivamente, no Rio de Janeiro, na capital paulista, em Belo Horizonte, em Brasília e em Goiânia). A escolha aconteceu durante videoconferência realizada entre os Tribunais Trabalhistas e a Assessoria de Gestão Estratégica do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), quando os 24 Regionais foram divididos em cinco grupos. Para cada um deles foi convocada uma Corte com o objetivo de exercer a liderança.
O grupo encabeçado pela 15ª ficou responsável pelos temas “Alinhamento e Integração” e “Atuação Institucional”, que têm os seguintes objetivos: promover o alinhamento estratégico e a integração de todas as unidades da Justiça do Trabalho; aprimorar a comunicação com o público interno e externo; fortalecer a imagem institucional da Justiça do Trabalho; e fortalecer as relações com outras instituições públicas e privadas. Esses objetivos vão gerar metas e indicadores de desempenho, além de ações e projetos. A próxima videoconferência abordando o assunto está marcada para o próximo dia 11 de fevereiro, quando os trabalhos deverão estar concluídos.
Em dezembro do ano passado, o Pleno do TRT aprovou um plano estratégico (2010-2014) que pretende consolidar a imagem do Tribunal como órgão promotor de justiça célere, efetiva e de qualidade. A ação vem ao encontro da Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – desenvolver planejamento estratégico plurianual alinhado aos objetivos estratégicos do Poder Judiciário.
Um pouco antes, em setembro, o vice-presidente administrativo do TRT da 15ª, desembargador Luiz Antonio Lazarim, o juiz auxiliar da Vice-Presidência Administrativa do Tribunal, Claudinei Sapata Marques, e a servidora Aurete Nicolodi Zurdo, da Diretoria-Geral de Coordenação Administrativa da Corte, participaram do I Encontro de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho, realizado na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. As principais atividades desenvolvidas na oportunidade estavam relacionadas à integração entre magistrados e servidores de todas as Cortes Regionais, à troca de experiências e à adesão plena às orientações do CNJ quanto à implantação dos respectivos planejamentos estratégicos. (Com informações do CSJT)
- 1 visualização