Posto Avançado de Bariri inicia atividades com demanda processual elevada
Por Luiz Manoel Guimarães
Inaugurado na última sexta, 3 de setembro (leia matéria aqui), o Posto Avançado (PA) da Justiça do Trabalho em Bariri deu início às suas atividades nesta segunda, 6, com potencial para se tornar uma das unidades dessa natureza de maior movimento processual na 15ª Região. Se já existisse em 2009, o Posto teria superado quatro dos cinco postos instalados na 15ª em 2008, perdendo apenas para o PA de Morro Agudo, que tem apresentado uma demanda muito acima das expectativas.
A nova unidade vai beneficiar aproximadamente 36 mil pessoas, somando as populações de Bariri e Itaju, municípios que formam a jurisdição do Posto. No ano passado, tiveram origem nas duas cidades 832 ações trabalhistas, o equivalente a 40% do total recebido no mesmo período pela Vara do Trabalho de Pederneiras, à qual o PA está vinculado. Segundo dados do Serviço de Estatística e Informações do TRT, o número supera a demanda registrada nos Postos Avançados de Pedreira (390 processos em 2009), Américo Brasiliense (810), Igarapava (817) e Pereira Barreto (828), perdendo apenas para a unidade de Morro Agudo, onde 1.857 reclamações trabalhistas foram protocolizadas no último ano.
A demanda de Bariri e Itaju em 2009 ultrapassou inclusive o movimento verificado em algumas Varas do Trabalho da 15ª - Piedade (563 processos autuados no período), Teodoro Sampaio (708), Adamantina (789), Amparo (826) e Dracena (829), também de acordo com o Serviço de Estatística e Informações.
Para o presidente do TRT, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, que comandou a solenidade de inauguração do PA de Bariri, a instalação da unidade, aproximando a Justiça do Trabalho da população local, deve aumentar ainda mais o volume de processos originados nas duas cidades atendidas. “A tendência é haver aumento na demanda processual local, por causa da chamada ‘demanda reprimida’. À medida que a Justiça, sobretudo a Justiça do Trabalho, com seu caráter eminentemente social, se torna mais próxima, mais acessível, o jurisdicionado procura mais o Judiciário. Essa é a nossa expectativa, sobretudo no caso do Posto Avançado de Bariri, que vai eliminar uma viagem de aproximadamente 30 quilômetros, por estradas perigosas, que teria de ser feita até a VT de Pederneiras. Sem falar que existe apenas uma linha de ônibus entre as duas cidades, com saída às 5h30 da manhã e volta às 3h30 da tarde, um verdadeiro sacrifício para a população mais humilde”, destacou Sotero.
O Posto Avançado de Bariri funciona na Avenida General Osório, nº 543, próximo ao estádio municipal de futebol. A cidade registra um importante fato histórico: nela foi construída a primeira eclusa da América Latina, no Rio Tietê, anterior à famosa eclusa de Barra Bonita. A economia de Bariri se divide fundamentalmente entre a agropecuária, marcada pela produção de açúcar e álcool e pela criação de frangos para exportação, e o setor de serviços, mas a indústria já responde por aproximadamente um quarto da riqueza local, com destaque para a fabricação de calçados masculinos.
- 5 visualizações