Presidente do TRT e corregedor regional participam do 3º Encontro Nacional do Judiciário

Conteúdo da Notícia

Por Patrícia Campos de Sousa

O presidente do TRT, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, e o corregedor regional, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, participam, nesta sexta-feira (26/2), do 3º Encontro Nacional do Judiciário, no Hotel Tivoli Mofarrej, na capital paulista. Os dirigentes da 15ª também prestigiarão, na noite da quinta-feira, 25, no mesmo local, a solenidade que homenageará os ganhadores do Prêmio Nacional de Estatísticas do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Encontro, que reunirá os presidentes e corregedores dos 91 tribunais brasileiros e será conduzido pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, visa dar prosseguimento ao planejamento estratégico do Poder Judiciário.

A expectativa é que sejam discutidas e aprovadas metas prioritárias do Judiciário para 2010, tendo em vista proporcionar mais agilidade e eficiência à tramitação de processos, melhorar a qualidade do serviço prestado e ampliar o acesso do cidadão à Justiça. Na ocasião, será apresentado o relatório completo do desempenho das diversas cortes no cumprimento das dez metas nacionais de nivelamento definidas no 2º Encontro Nacional do Judiciário, realizado em fevereiro de 2009 em Belo Horizonte.

Após a solenidade de abertura do Encontro, as lideranças dos tribunais assistirão a uma videoconferência do professor Robert Kaplan, da Universidade de Harvard, criador da metodologia de gestão estratégica Balanced Score Card (BSC), adotada na implantação do planejamento estratégico do Poder Judiciário em 2009. Kaplan, um dos maiores especialistas no tema, falará sobre o papel do líder na implementação da gestão estratégica do Judiciário.

A programação do evento inclui ainda um encontro de corregedores, um painel para avaliação da estratégia adotada pelo Judiciário em 2009 e palestras sobre as perspectivas para 2010 e para a próxima década, com a participação de presidentes de tribunais superiores e convidados especiais. Ao final, os participantes deverão aprovar as metas prioritárias do Judiciário para 2010.

As propostas que serão apresentadas são resultantes de debates realizados durante o III Workshop de Metas de Nivelamento, ocorrido em Brasília no último dia 4 de fevereiro, reunindo 134 gestores das metas de nivelamento em todos os tribunais.

Unidade Responsável:
Comunicação Social