Transparência: TV XV completa cinco anos de transmissão das sessões das Câmaras do TRT

Conteúdo da Notícia

Por José Francisco Turco

Em abril de 2005, o TRT da 15ª Região dava um dos passos mais marcantes em sua existência, com as primeiras transmissões experimentais da TV XV, mais um projeto pioneiro do Regional Trabalhista, na busca da transparência e do melhor atendimento possível ao jurisdicionado. Já há muito tempo consolidado, o serviço, hoje em dia, é frequentemente utilizado pelo público ligado ao mundo jurídico.

O projeto começou a ser desenvolvido sob a orientação da Comissão de Informática, que já era presidida na ocasião pelo desembargador Luiz Antonio Lazarim, atual vice-presidente administrativo da Corte. As transmissões tinham o objetivo de imprimir aos julgamentos das Câmaras do Tribunal maior transparência e melhora da prestação jurisdicional, permitindo o acompanhamento em tempo real das sustentações orais e dos resultados dos julgamentos pelos interessados – partes, advogados e estudantes, entre outros.

A primeira transmissão foi feita no dia 5 de abril de 2005, em uma sessão de julgamentos da 7ª Câmara do TRT, que contou com a presença do então presidente do Tribunal, o desembargador Laurival Ribeiro da Silva Filho, e do presidente da Câmara, o desembargador Renato Buratto, que ainda preside o colegiado.

O servidor Pedro Luiz Borges Júnior, atual assistente-chefe do Setor de Multimídia do Tribunal, lembra dos tempos em que começou a trabalhar no desenvolvimento do projeto, juntamente com seu colega André Luís Carrera Heluany, que hoje trabalha no Serviço de Manutenção e Apoio ao Usuário. Naquela época, ambos estavam ligados ao então Setor de Apoio ao Usuário.

Pedro lembra que a ferramenta foi desenvolvida com soluções “caseiras”, baseadas na utilização de uma placa de captura de imagens em vídeo e da tecnologia de circuito fechado de TV, normalmente empregados em sistemas de vigilância com microcâmeras. O servidor destaca que, nesses anos, o serviço oferecido melhorou, uma vez que a largura da banda de transmissão foi ampliada dos quatro megas da época da implantação da TV para os atuais 16 megas.

O acesso à TV XV pode ser feito pelo site do Tribunal (www.trt15.jus.br), acessando o menu “Serviços”, ou diretamente pelo endereço http://www.trt15.jus.br/servicos/TVXV/index.shtml.

Unidade Responsável:
Comunicação Social