TRT da 15ª marca presença no I Seminário sobre a Gestão Orçamentária e Financeira dos Tribunais
Evento promovido pelo CNJ foi dirigido a presidentes de tribunais e assessores que trabalham com orçamento
Por José Francisco Turco
Com informações da Agência CNJ de Notícias
Foi realizado nestas segunda, 12, e terça-feira, 13 de abril, em Brasília, o I Seminário sobre a Gestão Orçamentária e Financeira dos Tribunais, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encontro – que foi aberto pelo presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes – foi dirigido aos presidentes e assessores das áreas de orçamento, planejamento e controle interno dos 91 tribunais do País. O TRT da 15ª Região foi representado pelo presidente da Corte, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, pelo diretor-geral de Coordenação Administrativa, Evandro Luiz Michelon, e pelos diretores de Orçamento e Finanças, David Moro Neto, e do Serviço de Planejamento, José Jorge Ferreira Filho.
Também em Brasília, o desembargador Sotero participou, ainda na segunda-feira, da 2ª Reunião Extraordinária, em 2010, do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor).
Seminário discute aprimoramento da gestão e melhora na qualidade dos gastos
O I Seminário sobre a Gestão Orçamentária e Financeira dos Tribunais foi realizado no Auditório do Tribunal Superior do Trabalho (TST), com a presença de autoridades das áreas de orçamento, planejamento e controle interno, além de conselheiros e dirigentes do CNJ. Segundo seus organizadores, o Seminário teve o objetivo de analisar as atuais questões sobre orçamento público para a garantia da execução do Planejamento Estratégico do Judiciário. O evento debateu também o aprimoramento da destinação e da aplicação dos recursos financeiros e a melhoria da qualidade dos gastos.
Na terça, 13, o CNJ coordenou o Workshop sobre Questões Orçamentárias, dirigido aos assessores dos tribunais de Justiça (TJs). As principais pautas do encontro foram os sistemas de controle orçamentário de âmbito federal e a Resolução 102, de 2009, do CNJ, que regulamenta a publicação de informações relativas à gestão orçamentária e financeira, aos quadros de pessoal e às estruturas remuneratórias dos conselhos e TJs.
Os painéis, as apresentações e os trabalhos em grupo, durante o Workshop, ocorreram na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, também no TST.
- 1 visualização