Vice-Presidência Judicial abre a Semana Nacional de Conciliação no TRT com 80% de êxito
Das cinco audiências realizadas, quatro resultaram em acordo
Por Luiz Manoel Guimarães
O vice-presidente judicial do TRT da 15ª Região, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, presidiu na manhã desta segunda-feira, 29, uma pauta com cinco processos. Quatro audiências terminaram em acordo, um aproveitamento de 80%. No total, as conciliações somaram R$ 210.200 aos reclamantes.
As audiências foram realizadas na sala de sessões da 1ª Turma do Regional, no 8º andar do edifício-sede da Corte, em Campinas, e abriram a Semana Nacional de Conciliação no TRT, em 2º grau de jurisdição. O esforço concentrado do Judiciário pela conciliação segue até a próxima sexta-feira, 3 de dezembro, com a participação dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho, 27 Tribunais de Justiça e 5 Tribunais Regionais Federais do País, sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Na Justiça do Trabalho da 15ª Região, a Semana está sendo coordenada pelo desembargador Zanella. A expectativa do magistrado é que sejam realizadas cerca de oito mil audiências no período, somando as 153 Varas do Trabalho e os 8 Postos Avançados da 15ª, além do próprio Tribunal. A 15ª abrange 599 dos 645 municípios paulistas, excluindo apenas a Grande São Paulo e parte da Baixada Santista.
Durante a Semana, mesmo que a ação não esteja previamente relacionada nas pautas de audiência, as partes que conseguirem celebrar um acordo podem se dirigir ao juízo em que o processo se encontra e solicitar a homologação. Também é possível pedir a inclusão do processo numa pauta posterior ao mutirão, para a tentativa de acordo.
- 2 visualizações