Centro de Memória do TRT15 comemora 7 anos e lança novo Portal

Conteúdo da Notícia

Por Northon Bassan


O Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do TRT da 15ª Região lançou seu novo portal nesta sexta-feira (21/10), dia em que completou sete anos de existência. O espaço virtual - que também nasce com o objetivo de contribuir para divulgar a história do Regional que comemora em 2011 seu Jubileu de Prata - é acessado a partir do Portal do TRT15 no menu "Institucional”, “Centro de Memória” e “CM@C Digital”. Nele está reunida a memória institucional do TRT, ao alcance de todos, por meio das modernas tecnologias.

Em um primeiro momento, o CMAC disponibilizou uma pequena mostra, mas o projeto inclui a digitalização de todo o acervo para divulgação, observadas as normas de acesso e sigilo de documentos. Com acesso livre e gratuito a seus conteúdos – processos, livros, atas, decisões - em formato pdf, o CMAC-Digital destina-se a pesquisadores acadêmicos e ao cidadão que recorre aos documentos do Judiciário Trabalhista para fins probatórios.


Para facilitar ainda mais a pesquisa, o CMAC digitalizou parte de seu acervo histórico de autos judiciais históricos. Além da preservar o documento, a digitalização visa possibilitar o acesso virtual dos processos a pesquisadores e demais interessados. Subordinado à Secretaria Judiciária do Tribunal, o Centro de Memória - criado em 2004, quando a desembargadora Eliana Felippe Toledo presidia a 15ª - coordena as atribuições dos Setores de Arquivo Intermediário e de Arquivo Permanente, e do "Espaço CMAC", bem como executa as políticas do Programa de Gestão Documental do TRT.

Unidade Responsável:
Comunicação Social