Comitiva de Apiaí e região visita Tribunal para reivindicar Posto Avançado
Por José Francisco Turco
O presidente do TRT, desembargador Renato Buratto, recebeu nesta quinta-feira (14/7) a visita de uma comitiva do Município de Apiaí que veio reivindicar a instalação de um posto avançado da Justiça do Trabalho na cidade, situada na região de Sorocaba e atendida pela Vara do Trabalho (VT) de Capão Bonito. Entre os visitantes estavam a presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município, Maria Donizete de Mello Andrade Pereira e o conselheiro estadual da OAB e presidente da Comissão de Direitos Trabalhistas da entidade, Eli Alves da Silva. Pela 15ª Região, estiveram presentes também a juíza auxiliar da Presidência, Luciane Storel da Silva, o titular da VT de Capão Bonito, juiz Mauro César Luna Rossi, e o diretor-geral de Coordenação Administrativa do TRT, Evandro Luiz Michelon.
A advogada Maria Donizete de Mello Andrade Pereira conversou com o presidente sobre a dificuldade de acesso da população de Apiaí à Justiça do Trabalho
Os visitantes disseram ao presidente do Tribunal que Apiaí fica muito distante do município-sede da jurisdição e que o acesso a Capão Bonito tem de ser feito por uma estrada de terra cujo tráfego é quase impraticável. Segundo eles, essas dificuldades acabam por inviabilizar o ajuizamento de ações por parte dos cidadãos, principalmente os mais humildes. Na ocasião, o desembargador Buratto se disse sensibilizado com o problema. “Não sei que medidas vamos tomar, mas alguma solução nós vamos encontrar”, arrematou. O magistrado enfatizou que buscará junto com sua equipe o melhor caminho para que a Justiça do Trabalho chegue de alguma forma ao município. Ele ressaltou que o Judiciário Trabalhista tem a obrigação de atender da melhor forma possível ao jurisdicionado que, em última análise, é quem mantém a Justiça do Trabalho com os impostos pagos .
Além de Apiaí, são de responsabilidade da VT de Capão Bonito os processos oriundos em Ribeirão Grande, Itapirapuã Paulista, Iporanga, Guapiara, Barra do Chapéu, Buri, Ribeira e Itaoca. De Apiaí vieram ainda ao encontro com o presidente da Corte, o procurador jurídico do município, José Fabiano de Morais, e o vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Vanderlei Pingas, juntamente com o prefeito de Itaoca, Aluízio Ribas de Andrade. Todos os municípios da jurisdição de Capão Bonito estiveram representados no encontro, realizado no auditório do 1ª andar do TRT.
Em 2010, foram ajuizadas 859 ações na VT de Capão Bonito.
- 11 visualizações