Desembargador Buratto destaca sentimento de missão cumprida ao encerrar Congresso Rural

Conteúdo da Notícia

Por José Francisco Turco

Com destaque para o sentimento de dever cumprido, o presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, proferiu um breve discurso, marcando o encerramento do XV Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural. A mesa para o fechamento do encontro foi composta ainda pelo ministro do Tribunal Superior Trabalho (TST) Walmir Oliveira da Costa, que fez a conferência de encerramento, e pelo presidente da Comissão Organizadora do Congresso, desembargador José Antonio Pancotti.

“Eu acho que cumprimos uma missão muito gratificante”, comemorou Buratto, destacando que o evento foi realizado na cidade que o acolheu, pois recentemente recebeu dos representantes da comunidade local o título de Cidadão Prudentino. Lembrou ainda que Campinas, sua cidade natal, já havia sediado no meio do ano o 11º Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho da 15ª.


“Felicidade, este é o maior sentimento que nos envolve nesta ocasião”, disse o presidente ao comentar que não foram poucos os desafios colocados, desde o planejamento até a execução, para realizar “nesta acolhedora cidade de Presidente Prudente um grandioso Congresso como este, que ora se encerra”.

Porém, prosseguiu Buratto, “foi muito maior a alegria que sentimos ao vê-lo formando corpo, ganhando conjunturas, colhendo conclusões, inspirando a colaboração dos colegas magistrados na sua organização, transbordando empenho, zelo e dedicação dos servidores, e caminhando adiante, a passos firmes, com as parcerias sinceras e absolutamente necessárias ao seu amplo sucesso.”

O presidente ressaltou que nos dois dias do evento foi registrado um dos maiores públicos que o tradicional encontro sobre Direito do Trabalho Rural realizado pela 15ª já acolheu em suas quinze edições. “Quase 800 congressistas aqui acorreram, na busca prazerosa e necessária do saber jurídico. A vocês, dedicamos a nossa esperança de que este diálogo de ideias, travado com os palestrantes e conferencistas, lhes tenha sido proveitoso, e registramos o nosso agradecimento pelo prestígio da presença, em nome de todo o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região”.

O magistrado apresentou aos palestrantes e conferencistas o reconhecimento da Corte “pela gentileza de terem aceito o convite de partilhar conosco os seus conhecimentos e ensinamentos”. Entre vários outros agradecimentos, Buratto lembrou o empenho da Comissão Organizadora do evento, que além do desembargador Pancotti, foi composta pelos desembargadores Samuel Hugo Lima, Edmundo Fraga Lopes, Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani e Ana Paula Pellegrina Lockmann, juntamente com os juízes José Roberto Dantas Oliva, Firmino Alves Lima e Patrícia Maeda. A eles, “que foram incansáveis na perseguição da excelência dos temas e palestras aqui apresentados, a nossa mais sincera gratidão”, complementou.


Após agradecer também aos servidores da 15ª que trabalharam no encontro e aos patrocinadores do evento, declarou encerrado o XV Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural.

Unidade Responsável:
Comunicação Social