Em Campinas e Hortolândia, corregedor dá seguimento ao programa de visitas às unidades de 1ª instância
Por Luiz Manoel Guimarães e José Francisco Turco
O corregedor regional da 15ª, desembargador Luiz Antonio Lazarim, deu sequência nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, na Vara do Trabalho (VT) de Hortolândia, à série de visitas informais às unidades de primeira instância da 15ª Região, para preparar as correições ordinárias a serem realizadas posteriormente. Além do corregedor e sua assessoria, participaram do encontro, que incluiu um café da manhã, as juízas Eliane de Carvalho Costa Ribeiro (titular da VT) e Fernanda Cristina de Moraes Fonseca, magistrada substituta, e o diretor da secretaria da unidade, Fernando Bello Fernandes de Araújo.
No dia 2 de fevereiro, o desembargador e sua assessora, Maria Helena Tonon, estiveram na 3ª VT de Campinas, reunindo-se com o titular da unidade, Wilton Borba Canicoba, e com a juízas substitutas Ana Flávia de Moraes Garcia Cuesta e Daniela Macia Ferraz Giannini, além do diretor de secretaria, Vladimir Nei Suato.
Nos encontros foram discutidas questões como o gerenciamento e controles dos serviços mediante relatórios emitidos pelo Sistema de Acompanhamento Processual de 1º Grau, assim como o aperfeiçoamento de rotinas, banco de dados e processo digital.
As visitas tiveram início em dezembro passado, na VT de Itapira. Segundo o desembargador Lazarim, o intercâmbio visa facilitar o trabalho conjunto entre a Corregedoria e as Varas, antecipando a solução de problemas que seriam apontados quando das correições. O magistrado destaca que, antes das visitas, são gerados relatórios gerenciais, permitindo que sejam buscados os melhores caminhos para a solução de eventuais inconsistências existentes nas unidades de 1ª instância. O corregedor assinala ainda que essa forma pró-ativa e preventiva traz benefícios a todos os envolvidos na busca de maior qualidade e celeridade nos trabalhos do Judiciário Trabalhista da 15ª.
- 9 visualizações