Estudantes de Araras e Campinas são os primeiros a visitar o TRT em 2011
Por José Francisco Turco
Os futuros bacharéis de Direito do Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (Unar) e da Faculdade Comunitária de Campinas (Unidade III) foram os protagonistas nesta quarta-feira (23/3) da primeira visita de estudantes ao Regional em 2011. Os professores Marcelo Chaim Chohfi, que é juiz do trabalho substituto da 15ª, e Paula da Cunha Bozzi acompanharam os alunos de Campinas. Com os estudantes de Araras, veio a professora Maria José Ossick.
Inicialmente recebidos por servidores da Escola Judicial e dos Setores de Segurança e de Imprensa do TRT, os 52 alunos foram conduzidos ao Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar do edifício-sede da Corte, onde receberam as boas vindas do juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Edison dos Santos Pelegrini, e do secretário-geral da Presidência, Paulo Eduardo de Almeida. O magistrado enfatizou as variadas oportunidades que o Direito do Trabalho oferece a quem se interessar em abraçá-lo, como na carreira da Magistratura ou fazendo parte do quadro de servidores do Judiciário Trabalhista, por exemplo. Paulo Eduardo de Almeida, por sua vez, após fazer uma explanação sobre a grandeza territorial e a qualidade da atuação da Justiça do Trabalho da 15ª, ressaltou ter “muito orgulho dos serviços prestados à população”.
Como parte do roteiro da visita, o grupo assistiu ainda a uma sessão da 3ª Seção de Dissídios Individuais (SDI), presidida pelo desembargador Nildemar da Silva Ramos, que desejou a todos uma participação proveitosa nas atividades das quais participariam durante o dia. Ao abrir os trabalhos, Nildemar passou a palavra ao desembargador José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, presidente da 4ª Câmara do TRT e componente da 3ª SDI, que esmiuçou aos acadêmicos detalhes sobre o cabimento e a tramitação das ações rescisórias, especialidade do colegiado. Após o término da sessão, José Pedro, que é o decano do Tribunal, retomou o contato com os estudantes para responder várias perguntas e esclarecer curiosidades da plateia.
Na sequência, os alunos foram recebidos pelo diretor da Escola Judicial, desembargador José Antonio Pancotti. Durante o encontro, realizado no Auditório 1 da Escola, o diretor destacou a intensa atividade de formação inicial e continuada ali oferecida aos magistrados em início de carreira, além das ações voltadas aos servidores.
Já concluindo a visita, o grupo foi recebido pelo presidente do TRT, desembargador Renato Buratto, no gabinete da Presidência do Regional. O magistrado enfatizou que era “um prazer e uma alegria muito grande” receber o primeiro grupo de estudantes que visita a Corte em 2011. “O Tribunal fica muito feliz em recebê-los, pois é muito importante este contato”. O presidente também ressaltou a importância de se conhecer de perto como funciona um grande Tribunal e concluiu afirmando que a Justiça do Trabalho é a mais célere e a mais próxima dos necessitados.
- 7 visualizações