Expectativa é imunizar mais de 800 pessoas: TRT faz campanha de vacinação contra a gripe

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior e José Francisco Turco

A Diretoria de Saúde do TRT da 15ª Região inicia nesta quarta-feira, 11 de maio, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Ao todo serão 836 doses a serem ministradas a desembargadores, juízes, servidores e estagiários de todo o Regional previamente inscritos.

Em Campinas, os participantes poderão tomar a vacina no 6º andar da Sede Administrativa, nos três dias de campanha, de 11 a 13 de maio, no período das 13h às 17h. Uma equipe da Diretoria de Saúde do Tribunal estará também, no dia 12, no Fórum Trabalhista de Campinas, para atender os inscritos, no período das 13h às 15h.

Das 836 doses adquiridas pelo Regional, 439 serão aplicadas em Campinas. As outras 387 serão distribuídas nos quatro Postos Avançados de Saúde do Regional, em Araçatuba, Bauru, São José dos Campos e São José do Rio Preto, além dos Fóruns Trabalhistas de Assis, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, Sorocaba e Taubaté.

As pessoas que optaram pela vacina e não comparecerem para receber a aplicação ficarão sujeitas a ter de reembolsar o custo da dose não ministrada. Porém, se preferirem, poderão indicar outro colega para tomar a vacina, no caso de impossibilidade de comparecimento.

Segundo a diretora de Saúde do Regional, Heloísa Helena Mazon Zakia, “a vacina contra a gripe é importante porque traz bons resultados e é efetiva contra a doença”. A diretora também ressaltou que, dentre os bons resultados da vacinação, está o de “diminuir a chance de transmissão do vírus”.

Nos anos anteriores

Nos últimos cinco anos, período em que foram realizadas três campanhas de imunização contra gripe (2006, 2008 e 2009), os afastamentos por conta da doença na 15ª Região foram de 20%, em média. Segundo a diretora de Saúde, “aparentemente a campanha de vacinação tem ajudado a diminuir ou pelo menos manter os níveis de absenteísmo devido à gripe”. A médica ressalta que o ápice dos afastamentos pela doença (25,82%), verificado em 2009, se justifica pelo aparecimento da Gripe A.

Na ocasião, explica a diretora, “ainda não havia vacina, e até por precaução e recomendação dos órgãos de saúde pública, qualquer possível caso era tratado com mais cuidado, sendo inclusive concedido um período maior de afastamento para o paciente, gerando aumento no índice”. Ao analisar a diminuição nos afastamentos em 2010, que registrou 17,95% de ausências ao trabalho devido à gripe, Heloísa ressalta que ocorreu novamente campanha nacional no ano passado, incluindo a imunização contra o H1N1, “o que pode ter atraído muitas pessoas”.

Calendário

11/05

Araçatuba – a partir das 15h

Assis – das 13h às 14h

Piracicaba – das 9h às 10h

Presidente Prudente – das 17h30 às 18h30

Ribeirão Preto – das 15h30 às 17h

São Carlos – das 12h às 13h

São José do Rio Preto – a partir das 12h

São José dos Campos – a partir das 11h

Taubaté – das 13h às 14h

12/05

Fórum Trabalhista de Campinas – das 13h às 15h

Bauru – durante o expediente

São José dos Campos – durante o expediente

Araçatuba – durante o expediente

São José do Rio Preto – durante o expediente

13/05

Sorocaba – das 12h às 14h

Unidade Responsável:
Comunicação Social