No Dia Mundial da Água, TRT se veste de azul em defesa do mais importante recurso natural

Conteúdo da Notícia

Em 2010, Tribunal reduziu em 13% o consumo de água, em relação ao ano anterior


Por Luiz Manoel Guimarães

Centenas de pessoas, entre magistrados, servidores, estagiários e funcionários terceirizados, se uniram no TRT da 15ª Região nesta terça-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, num gesto que simbolizou a preocupação com o mais vital dos recursos naturais. Todos vestiam pelo menos uma peça de roupa azul, para lembrar a celebração da data especial e reforçar a campanha de conscientização de consumo responsável de água.

A iniciativa partiu da Comissão Ambiental do TRT. Mais do que o gesto simbólico, no entanto, a Corte está atuando concretamente na preservação dos recursos hídricos do planeta. Em 2010, o Regional ultrapassou largamente a meta de redução de consumo de água no ano, fixada no 3º Encontro Nacional do Judiciário, realizado sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em São Paulo, em fevereiro do ano passado. De 62.684 metros cúbicos gastos em 2009, o Tribunal chegou no ano passado, segundo informações da Assessoria de Gestão Estratégica da Corte, a 60.549 metros cúbicos consumidos. A queda foi de 13,31%, mais de seis vezes superior aos 2% estabelecidos no Encontro Nacional, bem como no Plano Estratégico Plurianual (2010-2014) implementado pelo próprio TRT.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1992. Segundo a ONU, atualmente cerca de 800 milhões de pessoas não têm acesso a água segura.

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social