Presidente da 15ª mantém encontros em Presidente Prudente visando melhorar atendimento à população

Conteúdo da Notícia

Por Ana Claudia de Siqueira e José Francisco Turco

Dando sequência a um extenso calendário de visitas institucionais às unidades de 1ª instância do Judiciário Trabalhista da 15ª Região, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho sediado em Campinas, desembargador Renato Buratto, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (03/08) com os juízes que atuam nas dez Varas do Trabalho que integram a Circunscrição de Presidente Prudente. O encontro aconteceu no Fórum Trabalhista (FT) do município e contou também com a presença do diretor da Escola Judicial da 15ª, desembargador José Antonio Pancotti, e da juíza auxiliar da Presidência do Regional, Luciane Storel da Silva.

No encontro, o desembargador Buratto abordou assuntos relacionados ao atendimento à comunidade e às melhorias nas condições de trabalho de magistrados e servidores. “Estamos abertos ao diálogo. Considero de extrema importância conhecer de perto os anseios e demandas locais para identificar oportunidades de melhorias. Este é o objetivo dessas visitas institucionais”, explicou o presidente do TRT aos juízes presentes. A construção da sede própria do FT de Presidente Pudente é uma das prioridades da atual Administração do Tribunal e também foi um dos temas abordados na reunião.

O diretor do Fórum, juiz José Roberto Dantas Oliva, que compôs a mesa de trabalhos, elogiou as iniciativas do Tribunal em prol do projeto. “As novas instalações do Fórum Trabalhista de Prudente são um dos nossos principais pleitos. Constatamos que os pilares de sustentação da atual Administração do TRT – investimentos em infraestrutura e tecnologia da informação e capacitação de servidores – estão sendo construídos”, assinalou.

Outro assunto tratado durante o encontro foi a dificuldade enfrentada para o atendimento da demanda processual. Nessa linha, o desembargador Buratto se comprometeu a acionar o serviço móvel do Grupo de Apoio à Execução (Gaex), composto por dois juízes e dois servidores, para desafogar o trabalho nas varas. O magistrado também colocou seu e-mail pessoal à disposição dos colegas, para o envio de dúvidas, sugestões ou qualquer pedido de esclarecimento. O presidente disse esperar que esse seja mais um canal para o aprimoramento da comunicação entre a Presidência e os magistrados.

    
A construção da sede própria do FT de Presidente Pudente, uma das prioridades da atual Administração do Tribunal, foi um dos temas abordados pelo desembargador Buratto

Congresso Rural em Prudente

A agenda de compromissos de Buratto no município incluiu também uma visita ao Espaço Toledo, das Faculdades Integradas "Antônio Eufrásio de Toledo", que vai sediar, em outubro próximo, a 15ª edição do Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural, promovido a cada dois anos pelo TRT. Na oportunidade foi realizada uma reunião para tratar dos detalhes do evento, em que estiveram presentes os desembargadores Samuel Hugo Lima, José Antonio Pancotti e Ana Paula Pellegrina Lockmann, membros da comissão organizadora, além da diretora de Comunicação Social do Regional, Elizabeth Alves Ortiz.

Processo judicial eletrônico foi um dos temas tratados na visita à OAB local

Ainda no Fórum Trabalhista, no período da tarde, o presidente do TRT e demais magistrados de sua comitiva se reuniram com o presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marinaldo Muzy Villela e dezenas de profissionais da entidade. Foram discutidos os melhores caminhos para o aprimoramento da qualidade de atendimento aos jurisdicionados e aos advogados que atuam na região.

Aproveitando a oportunidade, o desembargador Samuel Hugo Lima, que é vice-diretor da Escola Judicial da 15ª, discorreu aos advogados sobre o processo judicial eletrônico (PJe). O magistrado é um dos oito magistrados escolhidos para integrar o Comitê Gestor do Desenvolvimento do Sistema de Processo Judicial Eletrônico, órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Unidade Responsável:
Comunicação Social