Presidente do TRT da 15ª Região visita Ribeirão Preto nesta sexta-feira

Conteúdo da Notícia

Desembargador Renato Buratto se reúne com juízes da região, no Fórum Trabalhista; Infraestrutura para o atendimento à comunidade é um dos temas a serem abordados

Por Patrícia Campos de Sousa

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, se reúne nesta sexta-feira (11/2), às 10 horas, com os juízes que atuam na Circunscrição da Justiça do Trabalho sediada em Ribeirão Preto. Na audiência, Buratto vai abordar assuntos relacionados ao atendimento à comunidade e os principais projetos do Regional para os próximos anos, que priorizam investimentos em informatização, recursos humanos e infraestrutura física. O encontro, que acontece no Fórum Trabalhista de Ribeirão, integra um extenso calendário de visitas institucionais, previstas para este semestre, às unidades de 1ª instância do Regional.

Na pauta da reunião desta sexta-feira está a construção das sedes próprias do Fórum Trabalhista de Franca e da Vara do Trabalho de Porto Ferreira. “Considero estas visitas de extrema importância, para que possamos estar mais próximos das unidades, conhecer as necessidades e anseios locais, buscando soluções conjuntas e inerentes a nossa missão institucional”, explica o presidente do TRT da 15ª Região, Renato Buratto.

Os recursos para a edificação das unidades (R$ 2 milhões para o FT de Franca e R$ 900 mil para a VT de Porto Ferreira) foram incluídos no orçamento federal de 2011, por meio de emendas aprovadas pelo Congresso Nacional em 21 de novembro passado.

Entre as atividades do presidente do Tribunal no município, está prevista uma visita à Prefeitura de Ribeirão Preto, onde o magistrado se encontrará, às 14h30, com a prefeita Dárcy Vera.  

Às 15h30 o desembargador Buratto será recebido na Câmara de Vereadores de Ribeirão pelo presidente do Legislativo municipal, Nicanor Lopes (PSDB). A visita à cidade será encerrada na sede da Subseção de Ribeirão Preto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde o presidente do TRT se reunirá, às 16h30, com o presidente da seccional, Ricardo Rui Giuntini, e outros advogados que militam na região.

Demanda elevada

A Circunscrição de Ribeirão Preto do TRT da 15ª Região é composta por 30 Varas do Trabalho e três Postos Avançados, responsáveis pelo atendimento de 91 municípios, entre eles grandes polos econômicos do estado, como Araraquara, Franca, São Carlos, Jaboticabal e Sertãozinho, além do município-sede.

Dadas as características econômicas dos municípios abrangidos, marcadas pela diversificação, envolvendo os segmentos de produção industrial, agropecuária e de serviços, a região tem concentrado grande número de processos trabalhistas. Em 2009, as unidades que compõem a Circunscrição receberam 54.443 novas ações e solucionaram 51.743. Em 2010, foram ajuizados outros 50.713 processos e solucionados 49.353, o correspondente a cerca de 20% de toda a demanda processual do Regional Trabalhista. Com jurisdição sobre 599 municípios do Estado de São Paulo, o TRT da 15ª recebeu, no ano passado, um total de 236.926 novos processos e resolveu 235.963.

Sobre o TRT da 15ª Região

O TRT da 15ª Região, com sede em Campinas, é o segundo maior do País em estrutura e em movimento processual. São 153 Varas do Trabalho, além de nove Postos Avançados do Judiciário Trabalhista. A jurisdição atinge 599 municípios paulistas, perfazendo 95% do território do Estado, onde reside uma população superior a 21 milhões de pessoas, uma das maiores entre as 24 regiões em que está dividida a Justiça do Trabalho do país.

Unidade Responsável:
Comunicação Social