Presidente do TRT inaugura nova sede da Vara do Trabalho de Rancharia
Prédio, mais moderno, oferece melhores condições de trabalho aos
magistrados e servidores e maior qualidade no atendimento ao público
Por Ana Claudia de Siqueira
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, acompanhado pelo prefeito Alberto Cesar Centeio de Araújo, inaugurou nesta terça-feira, 24 de maio, a nova sede da Vara do Trabalho (VT) de Rancharia (município a 58 quilômetros de Presidente Prudente), na Avenida Pedro de Toledo, 919/929, Vila Guaçu. Cerca de 100 pessoas – entre magistrados e outras autoridades, servidores e imprensa – prestigiaram a solenidade, que contou com a participação da juíza titular da VT, Mari Angela Pelegrini, do presidente da Câmara Municipal, Luiz Gustavo Ciambelli, e do presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Antonio Aparecido Pascotto. Também estiveram presentes o diretor-geral de Coordenação Administrativa do TRT, Evandro Luiz Michelon, e o diretor do Fórum Trabalhista de Presidente Prudente e juiz titular da 1ª VT do município, José Roberto Dantas Oliva.
Com aproximadamente 535 metros quadrados, as novas instalações são mais modernas e confortáveis, adequadas ao atendimento de pessoas com deficiência. O prédio é composto de um pavimento térreo e mezanino e foi reformado para oferecer as melhores condições de trabalho aos juízes e servidores, uma das prioridades da gestão do presidente do TRT da 15ª Região e um dos pontos ressaltados em seu discurso. “Quando assumi a Presidência do TRT, há aproximadamente seis meses, salientei, dentre os propósitos de minha administração, o de continuar possibilitando a melhoria das instalações físicas e das condições de trabalho de magistrados e servidores. Sinto-me feliz, não só pela calorosa acolhida da cidade de Rancharia, mas também por ser esta a primeira inauguração de novas instalações físicas da minha gestão. Esta nova vara do trabalho de Rancharia, além de mostrar-se bela na aparência, contempla meios físicos e tecnológicos capazes de tornar a prestação jurisdicional aos trabalhadores desta região muito mais adequada.”
Buratto ressaltou a importância do envolvimento da comunidade ranchariense, bem como o engajamento da juíza titular e dos servidores da VT, na concretização do projeto. Reforçou também a necessidade de se firmar parcerias com o poder público municipal para viabilizar as melhorias de infraestrutura em todo o Regional Trabalhista, que é grandioso, formado por 153 varas do trabalho e nove postos avançados, abrangendo 599 municípios e uma população de mais de 20 milhões de pessoas. O presidente do TRT anunciou ainda que, em breve, as varas do trabalho serão contempladas com maior velocidade de comunicação e transmissão de dados, visando agilizar ainda mais a prestação jurisdicional.
Para o presidente da Subseção local da OAB, Antonio Aparecido Pascotto, a inauguração das novas instalações da VT de Rancharia é um marco para novos tempos da Justiça do Trabalho no município. “Este prédio é novo, bonito, com acessibilidade, trazendo condições melhores para que os advogados possam desempenhar suas atividades à população, a grande merecedora desta obra. A OAB está em alegria e festa e se sente honrada em prestigiar este evento”, comentou.
A nova estrutura da VT também foi elogiada pelo prefeito Araújo e pelo presidente da Câmara, Luiz Gustavo Ciambelli. “Trata-se de um marco simbólico e demonstra o respeito do TRT aos operadores do Direito e o apreço por Rancharia. Que este novo espaço venha surpreender a todos na solução das demandas trabalhistas”, comentou Ciambelli. Já Araújo expressou seu contentamento e orgulho com a inauguração e aproveitou para agradecer ao presidente do TRT, Renato Buratto, pela doação dos antigos móveis da VT à Prefeitura, parceira de longa data do Regional Trabalhista. A VT de Rancharia funcionava em prédio municipal desde 1993, espaço que se tornou inadequado, devido ao crescimento das demandas trabalhistas.
A inauguração foi finalizada com um almoço festivo para todos os convidados no Pesqueiro Terra da Gente, no Balneário Municipal de Rancharia, considerado cartão de visitas do município.
A VT em números
Em seu discurso, o presidente do TRT ressaltou a importância do trabalho da comunidade local para que a nova sede da VT de Rancharia se tornasse realidade
A VT de Rancharia atende também as demandas trabalhistas oriundas dos municípios de Quatá, Nantes, Iepê, Borá e João Ramalho, que abrigam juntos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma população de 57 mil pessoas. A Justiça do Trabalho local recebeu, no ano passado, 998 ações e resolveu 935. Em 2009, as reclamações trabalhistas totalizaram 843, e foram solucionadas 675. De um ano para o outro, houve aumento de 18,4% no total de ações recebidas. No que diz respeito à produtividade, a VT resolveu, em 2010, 38,5% mais processos do que em 2009.
Por conta da mudança para o novo prédio, o expediente normal da VT foi suspenso e será retomado nesta quinta-feira, 26.
- 26 visualizações