Presidente do TRT recebe o título de Cidadão Prudentino
Durante a solenidade, a prefeitura municipal promoveu a entrega oficial do
projeto arquitetônico do novo Fórum Trabalhista de Presidente Prudente
Obras devem começar ainda este ano
Por Ana Claudia de Siqueira
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, recebeu na noite desta terça-feira, 24, o título de Cidadão Prudentino, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Presidente Prudente. A homenagem é resultado de um projeto de lei de autoria da 15ª Legislatura, aprovado por unanimidade pelos vereadores e motivado pelos esforços empreendidos pelo desembargador presidente em prol da construção da sede própria da Justiça do Trabalho em Presidente Prudente, bem como pelos serviços prestados pelo magistrado à frente da Administração do TRT.
Diante de uma plateia composta por cerca de 80 pessoas, entre magistrados e outras autoridades, servidores e representantes de entidades de classe, a presidente da Câmara, professora Alba Lucena Fernandes Gandia, elencou as principais conquistas obtidas por Buratto ao longo de sua carreira, até chegar à Presidência do TRT, na qual imprimiu uma gestão voltada para a valorização da pessoa humana. “Suas palavras, proferidas durante a posse, são expressões da qualidade, da confiança no coletivo e do caráter do nosso homenageado, que busca valorizar o trabalho de seus antecessores, aliado aos investimentos no aparelhamento tecnológico e social, reunindo o antigo e o novo, como forma de consolidar sua gestão. É motivo de orgulho e uma honra para nós a concessão do título de Cidadão Prudentino ao desembargador Renato Buratto, passando assim a fazer parte de sua história”, ressaltou.
O empenho da Presidência do TRT em prol da construção da sede própria do Fórum Trabalhista de Presidente Prudente foi relembrado pelo juiz titular da 1ª Vara do Trabalho do município e diretor do Fórum, José Roberto Dantas Oliva. “Antes mesmo de assumir a enorme responsabilidade de seu cargo, Renato Buratto nos recebeu em seu gabinete para tratar da construção do Fórum e da possibilidade de criação de novas varas. Saímos de lá otimistas e impressionados com o entusiasmo do desembargador”, salientou Oliva.
Posteriormente, Buratto esteve em visita ao Congresso Nacional, em Brasília, para pleitear verbas, visando à construção da obra. Foi incluída no orçamento federal a previsão de mais de R$ 2 milhões para o edifício, graças a emendas apresentadas pelo deputado Jefferson Campos e pelo então deputado Talmir Rodrigues, contactados à época pelo magistrado.
Visivelmente emocionado, o presidente do TRT agradeceu a homenagem e fez menção ao bom trabalho desenvolvido por todo o Regional. “A honraria alcança não só a vaidade do cidadão Renato Buratto, mas também o orgulho de um desembargador federal à frente da segunda maior corte trabalhista nacional em estrutura e volume processual. Esta honraria, com o qual sou agraciado hoje, transfere-se, merecidamente, ao reconhecimento do bom trabalho que toda a 15ª Região vem desenvolvendo em benefício dos trabalhadores e, em especial, dos cidadãos prudentinos.”
Buratto reforçou o compromisso assumido com a comunidade jurídico-trabalhista do interior paulista, de trabalhar arduamente por melhores condições de trabalho a magistrados e servidores, bem como aprimorar a prestação jurisdicional, tornando-a ainda mais célere. O presidente do TRT salientou ainda que vem batalhando fortemente perante as esferas governamentais pelo reconhecimento da importância do interior paulista no cenário laboral brasileiro.
Obras do Fórum de Presidente Prudente devem começar ainda este ano
Durante a sessão solene na Câmara de Vereadores, o secretário municipal de Planejamento, Laércio Batista de Alcântara, representando o prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã”, entregou oficialmente a Buratto o projeto arquitetônico do novo Fórum Trabalhista, com as adaptações solicitadas pela Área de Engenharia do TRT. O município doou o terreno destinado à edificação da sede própria do Fórum e assumiu o ônus de delinear os projetos da construção, viabilizando a utilização dos recursos do orçamento federal já consignados. Buratto destacou a importância das parcerias com o Poder Público municipal para as melhorias de infraestrutura física da Justiça do Trabalho no estado e agradeceu a colaboração do prefeito de Presidente Prudente e de toda a sua equipe administrativa. O presidente do TRT sinalizou para a abertura do processo de licitação, adiantando que as obras devem começar ainda este ano. O terreno, de aproximadamente 1.350 metros quadrados, fica no Parque do Povo, região nobre da cidade.
Além da presidente da Câmara, do desembargador Renato Buratto, do juiz Oliva e de Alcântara, compuseram a mesa diretora a juíza titular da 2ª VT, Kátia Liriam Pasquini Braiani; o juiz Hugo Nunes de Morais (representando o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região – Amatra XV, Guilherme Guimarães Feliciano); o diretor-geral de Coordenação Administrativa do TRT da 15ª Região, Evandro Luiz Michelon; o 1º tenente da Polícia Militar Marcos Furlaneto Poleto, comandante da 1ª Companhia do 18º Batalhão da PM-I; o vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e ex-juiz classista da 15ª Região, Ricardo Anderson Ribeiro; Dirceu Matheus (representando o deputado estadual Mauro Bragato) e o juiz e diretor do Fórum da 12ª Subseção da Justiça Federal de Presidente Prudente, Claudio de Paula dos Santos.
- 8 visualizações