Sede Judicial do TRT passa a contar com posto ambulatorial
Por José Francisco Turco
Magistrados, servidores, colaboradores, advogados e outras pessoas que trabalham na Sede Judicial do TRT ou que por ela transitam já podem ser atendidos no posto ambulatorial inaugurado nesta terça-feira (5/7) pelo presidente da Corte, desembargador Renato Buratto. A unidade restabelece um serviço que já foi oferecido no edifício-sede da Corte, até a transferência da Diretoria de Saúde para a Sede Administrativa do Tribunal, também situada no Centro de Campinas, há pouco mais de dois anos.
Durante uma breve cerimônia de inauguração, o desembargador Buratto enfatizou que o dia era muito especial, pois marcava a volta do atendimento a emergências de saúde no prédio. “É muito importante que possamos oferecer esse serviço a tantas pessoas que estão no edifício no dia a dia e que, a partir de agora, voltam a contar com essa cobertura”, comemorou.
O magistrado enfatizou que em breve o serviço também será estendido ao Fórum Trabalhista de Campinas Ele adiantou que o Tribunal está empreendendo estudos para a contratação de um serviço de paramédicos, que irá prestar atendimento durante todo o dia, nas sedes da 1ª e da 2ª instância da Justiça do Trabalho no município. Na sede do Tribunal circulam ou trabalham cerca de duas mil pessoas todos os dias. Já no Fórum Trabalhista atuam cerca de 700 profissionais, entre servidores e funcionários terceirizados, público que é diariamente acrescido de centenas de pessoas, entre advogados, partes, estagiários e outros.
Buratto evidenciou que, além do atendimento emergencial, os usuários terão à disposição o serviço de medição de glicose e de pressão arterial, além de poderem contar com um desfibrilador, entre outros equipamentos. Em caso de necessidade, um médico será chamado imediatamente e terá condições de chegar ao local em poucos minutos. O presidente destacou que é especialmente importante dar a todas essas pessoas “o atendimento que elas merecem”.
O Tribunal mantém atualmente Postos Avançados de Saúde nos Fóruns Trabalhistas de Araçatuba, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos. Somente no espaço ocupado pela Diretoria de Saúde, na Sede Administrativa do Regional, são feitos mensalmente cerca de 500 atendimentos médicos e aproximadamente 200 odontológicos.
Prestigiaram a solenidade de inauguração do posto ambulatorial o vice-presidente judicial do TRT, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, e seus colegas de Corte José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, José Pitas, Fernando da Silva Borges, Edmundo Fraga Lopes, Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, Claudinei Zapata Marques e Helcio Dantas Lobo Junior, além dos magistrados Ricardo Antônio de Plato e Renan Ravel Rodrigues Fagundes, juízes auxiliares, respectivamente, da Vice-Presidência Administrativa do TRT e da Corregedoria Regional.
Também estiveram presentes o diretor-geral de Coordenação Administrativa do Tribunal, Evandro Luiz Michelon, o secretário-geral da Presidência da Corte, Paulo Eduardo de Almeida, a diretora de Pessoal, Adriana Martorano Amaral Corchetti, e a diretora de Saúde do TRT, Heloísa Helena Mazon Zakia, juntamente com seus colegas Luís Brandão Carreri e Marcos Pereira Tavares Dorea, além da servidora Eunice Andrade Girardelli, que atuará no local, juntamente com outros enfermeiros, em regime de rodízio. O posto, que funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, fica no Mezanino do prédio.
A diretora de Saúde realçou que a falta de atendimento na Sede Judicial preocupava os profissionais de saúde do TRT. “Para nós é muito importante a volta desse atendimento”, complementou Heloísa.
- 774 visualizações