Tribunal moderniza equipamentos de informática da 1ª instância

Conteúdo da Notícia

Por José Francisco Turco

Setores ligados à Diretoria de Informática e à Diretoria Administrativa do TRT da 15ª Região deram início no último dia 20 de junho à distribuição de novos equipamentos de informática para as unidades de 1ª instância do Regional. A operação deverá ser concluída em aproximadamente 60 dias e visa oferecer um melhor atendimento ao jurisdicionado, além de proporcionar condições de trabalho mais adequadas a magistrados e servidores. Somente nesse primeiro lote, será substituída aproximadamente metade dos microcomputadores atualmente em uso e que, em sua maioria, estão defasados. Serão distribuídos, ainda, impressoras, nobreaks e scanners.

O primeiro dos dois caminhões saiu do Almoxarifado do TRT levando os equipamentos para unidades judiciárias da Circunscrição de Sorocaba . O outro, que iniciou os trabalhos pelo Fórum Trabalhista de São Carlos, concluiu as entregas na Vara do Trabalho de Jales, após passar por diversas localidades. A distribuição dos equipamentos tem como base roteiros concebidos para minimizar gastos. Segundo o diretor-geral de Coordenação Administrativa, Evandro Luiz Michelon, como a quantidade de impressoras ainda não contempla todas as unidades, a distribuição delas levará em consideração o movimento processual das varas.

O diretor-geral reforça o papel relevante dos administradores de recursos de informática das varas trabalhistas, que serão os responsáveis pelos serviços de substituição. “Esse trabalho é de suma importância para que todos os recursos existentes nos equipamentos possam ser efetivamente utilizados”, explicou. Os chamados administradores de rede serão os responsáveis por substituir os equipamentos antigos pelos novos, incluindo a configuração dos programas. A maioria desses servidores passou por treinamento de capacitação ministrado pela Diretoria de Informática para terem melhores condições de atender às mais variadas demandas ligadas à tecnologia da informação. Além do trabalho com os equipamentos instalados, eles prestam o primeiro atendimento relacionado aos sistemas informatizados, esclarecendo também dúvidas sobre o seu funcionamento, e compartilham conhecimentos sobre ações desenvolvidas pela Diretoria de Informática que forem encaminhadas pelo TRT ou pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), entre outras atividades.

As máquinas substituídas serão reaproveitadas em outros setores do Tribunal ou doadas para obras sociais, em atendimento ao Programa de Inclusão Digital do Governo Federal (Decreto 99.658, de 30 de outubro de 1990, alterado pelo Decreto 6.087, de 20 de abril de 2007).

Unidade Responsável:
Comunicação Social