TRT da 2ª Região homenageia desembargadores Buratto e Lorival

Conteúdo da Notícia

Por Ana Claudia de Siqueira com informações do TRT-2


Reconhecimento. O sentimento marcou toda a solenidade da VI Outorga de Comendas da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da 2ª Região, realizada nessa quinta-feira, 15 de setembro, que teve como homenageados, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Renato Buratto e o vice-presidente judicial da Corte, desembargador Lorival Ferreira dos Santos. O Edifício Sede do Regional, localizado na rua da Consolação, em São Paulo-SP, foi aos poucos tomado pelos agraciandos, convidados e imprensa.

A homenagem – concedida em quatro graus, Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador e Cavaleiro – foi democrática, estendida aos três Poderes, nas figuras de agentes políticos, magistrados, servidores e representantes da advocacia. Em comum, essas personalidades se destacaram pelas atividades no ramo do direito do trabalho ou por relevantes préstimos à Justiça Trabalhista, bem como em outras ações socioculturais.


O presidente do TRT da 2ª Região e Grão-Mestre da Ordem, desembargador Nelson Nazar, explicou o caráter da solenidade. “A outorga das comendas representa uma pequena parada, para homenagearmos as pessoas que são amigas da Justiça do Trabalho e que contribuíram com a existência de uma Justiça do Trabalho barata, rápida, célere e, portanto, eficiente”, disse.

O presidente da 15ª, Renato Buratto recebeu a Ordem do Mérito Judiciário no grau Grã-Cruz, pelas mãos de Nazar, que também procedeu a mesma condecoração aos ministros do TST, Márcio Eurico Vitral Amaro, Walmir Oliveira da Costa e ao desembargador aposentado do TRT da 2ª Região, Júlio de Araújo Franco Filho.

O vice-presidente judicial da 15ª, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, foi agraciado com a comenda Ordem do Mérito Judiciário no grau de Grande-Oficial, concedida pelo desembargador Carlos Francisco Berardo, vice-presidente administrativo da 2ª Região. Também foram agraciados com a comenda a procuradora Laura Martins Maia de Andrade, o comandante-geral da Polícia Militar (PM-SP), Álvaro Batista Camilo, e o superintendente de governo do Banco do Brasil, Evaldo Estêvão Fabiano Borges.


Ainda foram reconhecidas outras personalidades no grau de Grande-Oficial: o senador Romero Jucá Filho, a deputado federal José Mentor Guilherme de Mello Netto, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e o professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Ricardo Hasson Sayeg.

A Fundação de Rotarianos de São Paulo, também homenageada com o título de Grande-Oficial, foi representada pelo presidente da instituição, Eduardo de Barros Pimentel. Foram entregues ainda comendas nos graus de Comendador e Cavaleiro a magistrados e servidores do TRT da 2ª, dentre outras personalidades. Os advogados José Francisco Siqueira Neto e Antonio Roberto da Veiga foram prestigiados com as comendas de Grande-Oficial e Comendador, respectivamente.

Unidade Responsável:
Comunicação Social