TRT de Minas lança cartilha sobre conciliação
Por Luiz Manoel Guimarães, com informações da Assessoria de Comunicação Social do TRT da 3ª Região
O TRT da 3ª Região, que tem jurisdição sobre todo o Estado de Minas Gerais, lançou a cartilha "A conciliação e o tratamento adequado dos conflitos de interesse – Advocacia e Magistratura", que será distribuída a magistrados e advogados durante a Semana Nacional de Conciliação. A obra é fruto de uma parceria da OAB-MG com o TRT mineiro e foi escrita pelo desembargador Luiz Otávio Linhares Renault, corregedor da 3ª Região, pela juíza Adriana Goulart de Sena Orsini, titular da 35ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, e pelas advogadas Christiane Gosling, Laura Diamantino e Paula Oliveira Cantelli. A arte e a diagramação são de Evaristo Barbosa, Graça Assis e Imaculada Lima, servidores da Assessoria de Comunicação Social do Regional. A iniciativa conta ainda com o apoio da Escola Judicial do TRT-3 e da Escola Superior de Advocacia da OAB mineira.
De forma didática, a cartilha traz os princípios e premissas da conciliação, além de traçar o perfil necessário ao profissional conciliador. Também foram abordados temas como os referenciais éticos da conciliação, entre os quais estão o respeito à autonomia da vontade e aos interesses jurídicos dos envolvidos. Outra questão discutida na obra é a importância e o papel do juiz e do advogado no processo de conciliação.
Com o slogan “Conciliar é a forma mais rápida de resolver conflitos”, a Semana Nacional de Conciliação segue até a próxima sexta, 2 de dezembro, sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com a participação de todos os 91 tribunais brasileiros.
- 5 visualizações