TRT faz pesquisa para definir os temas de novos cursos de capacitação de servidores

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães e Renata Ananias

Termina nesta sexta-feira, 15 de abril, uma pesquisa que está sendo feita pela Diretoria de Pessoal do TRT da 15ª Região para detectar as áreas em que há maior necessidade de aperfeiçoamento dos servidores de 1ª instância do Regional. A consulta, chamada de Levantamento de Necessidades de Capacitação dos Servidores de Primeira Instância, será respondida pelos diretores de secretaria de vara do trabalho ou de serviço de distribuição dos feitos, bem como pelos coordenadores de postos avançados, por meio de um questionário lançado na extranet do Tribunal, a rede de acesso exclusivo de magistrados e servidores da 15ª.

O questionário relaciona 12 temas para cursos, dos quais cada diretor deverá apontar os cinco que melhor atendam as necessidades de capacitação de sua equipe. Os assuntos propostos são Noções de Recebimento e Cadastramento de Petições, Recebimento da Ação e Inclusão em Pauta, Atendimento ao Público, Administrador de Redes – que inclui noções básicas sobre instalação e configuração de impressoras, funcionamento do sistema operacional e instalação e uso dos sistemas informatizados empregados na fase de execução do processo (Infojud, BacenJud, Renajud etc.) –, Análise dos Procedimentos da Fase Probatória, Minuta de Sentenças e Decisões Interlocutórias, Recursos, Técnicas de Conciliação, Cumprimento da Sentença – capacitação do servidor para cumprir as obrigações de fazer constantes da sentença (anotação de CTPS, expedição de ofícios, alvarás, guias), bem como para elaborar a minuta da sentença homologatória dos cálculos de liquidação –, Execução, Inteligência Emocional – capacitar o servidor a reconhecer e interromper ações improdutivas e a potencializar o rendimento no trabalho e gerar reações positivas, entre outras habilidades – e Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho. Foi incluído também um campo para os pesquisados sugerirem um 13º tema.

Em 2011, o TRT instituiu o Programa Permanente de Capacitação dos Servidores do Tribunal, iniciativa da Presidência da Corte. O Programa, uma das prioridades da atual Administração do Regional, vai ao encontro do Plano Estratégico Plurianual (2010-2014) do TRT e prevê uma série de cursos e palestras para aprimorar o conhecimento das equipes de trabalho em temas jurídicos e em gestão estratégica e administrativa, além de contemplar ações de responsabilidade social e atividades voltadas para a qualidade de vida dos servidores. Estão previstas cerca de 350 horas-aula, com a participação efetiva de mais de mil servidores, em cursos presenciais ou a distância.

Unidade Responsável:
Comunicação Social