TRT inicia nesta quinta-feira a capacitação de servidores na Língua Brasileira de Sinais
Por Patrícia Campos de Sousa e Northon Bassan
Tem início nesta quinta-feira (31/3) a capacitação de servidores do TRT da 15ª Região na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A medida atende à Resolução nº 64/2010 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que dispõe sobre a necessidade de capacitação de até 5% do total de servidores do quadro efetivo dos tribunais para atendimento a pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
A primeira atividade programada é um curso de Libras voltado para os servidores das circunscrições de Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, a ser realizado no Fórum Trabalhista de Araçatuba. Serão duas aulas quinzenais, no período de 31 de março a 1º de julho, somando carga horária de 50 horas. No dia 7 de abril o mesmo curso será iniciado na sede do TRT, em Campinas, nas dependências da Escola Judicial da Corte, para os servidores das Secretarias do Tribunal e das Varas do Trabalho que integram as circunscrições de Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Ao todo, 39 pessoas se inscreveram, somadas as duas turmas. As aulas serão ministradas pela equipe da Clínica e Escola Tiquira, especializada em portadores de necessidades especiais. A cada dois anos, os servidores terão a oportunidade de participar de uma reciclagem.
O portal do TRT na Internet tem o Selo de Aprovação de Site Acessível, conferido pela Organização Acessibilidade Brasil aos órgãos e instituições que adaptam o seu conteúdo eletrônico ao acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais ou mobilidade reduzida.
- 2 visualizações