TRT realiza curso de desenvolvimento gerencial com foco na gestão humanista de pessoas

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães


A Diretoria de Pessoal do TRT da 15ª Região deu início na manhã de hoje, 2 de junho, à edição deste ano do Curso de Desenvolvimento Gerencial, para cerca de 150 servidores que exercem funções de direção, assessoramento ou chefia. Desta vez, o foco é a gestão humanista de pessoas.

Realizado no IBE Eventos e Centro de Convenções, em Campinas, o curso faz parte de um amplo programa anual de capacitação dos servidores, uma das prioridades da atual Administração do Tribunal, que está alicerçada no tripé desenvolvimento de pessoal, informatização e investimentos em infraestrutura.


Na abertura, compuseram a Mesa os desembargadores Nildemar da Silva Ramos, vice-presidente administrativo da Corte, e Lorival Ferreira dos Santos, vice judicial; o diretor-geral de Coordenação Administrativa, Evandro Luiz Michelon; e a diretora de Pessoal, Adriana Martorano do Amaral Corchetti, além do primeiro palestrante, o professor Eugênio Mussak. Também acompanhou o evento o juiz auxiliar da Presidência do TRT, Edison dos Santos Pelegrini.


O desembargador Nildemar reafirmou o compromisso da Administração da Corte com a busca constante por uma “prestação jurisdicional rápida, eficiente e de melhor qualidade”. Nildemar destacou que o intuito final do TRT é “prestar um serviço de primeiro mundo”, e, nesse sentido, complementou, o Regional tem procurado dotar magistrados e servidores “das ferramentas necessárias para alcançar esse objetivo”.


O vice-presidente judicial fez coro às palavras do colega. “A Justiça do Trabalho da 15ª Região prima pela qualidade dos seus serviços, e nós, magistrados, não conseguiríamos atingir nossa meta derradeira, que é prestar jurisdição de qualidade, sem a colaboração dos servidores”, sublinhou o desembargador Lorival. “Nossos resultados, reconhecidos nacionalmente, se devem em grande parte ao qualificadíssimo quadro de servidores do Tribunal.”

Por sua vez, a diretora de Pessoal do TRT ressaltou que o curso pretende contribuir para que os diretores, assessores e chefes do Regional consigam desempenhar bem “a árdua tarefa de gerir”.

Um novo patamar de competência


O professor Eugênio Mussak desenvolveu o conceito de metacompetência, ressaltando a importância das competências práticas que envolvem a idéia de gestão, estratégia e conectividade, entre outros temas


“Gestão Humanista de Pessoas: O Fator Humano como diferencial Estratégico” foi o tema da palestra de Eugênio Mussak, dentro do qual ele tratou do que chamou de “metacompetência”, ou “a evolução da competência”. Educador há mais de 40 anos, Mussak é professor da Fundação Instituto de Administração (FIA) e da Fundação Dom Cabral, nas áreas de liderança e gestão de pessoas, temas nos quais é autor de vários livros. Colunista das revistas Você S.A. e Vida Simples, é também comentarista da Rádio Estadão ESPN.

A programação do dia foi complementada com uma oficina baseada nos ensinamentos do professor.


O curso termina nesta sexta-feira, 3. Além de uma segunda oficina, que vai trabalhar o tema “Uso do fluxograma: uma ferramenta para a gestão de processos”, sob a coordenação do Núcleo de Estatística e Planejamento Estratégico do TRT, estão agendadas as palestras “ Aperfeiçoamento de Processos de Trabalho” (professora Maria Fernanda Presgrave Leite Soares, mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV), “Modernização da Gestão Pública na Justiça do Trabalho” (Antonio Ernani Pedroso Calhao, professor da Universidade Federal de Mato Grosso e da FGV, mestre e doutor em Direito pela PUC-SP) e “A magia do 'em possível'” (Rafael Baltresca, especialista em programação neurolinguística e pesquisador de psicologia comportamental e psicanálise aplicada a negócios).


Um novo grupo de gestores, também com aproximadamente 150 servidores da Justiça do Trabalho da 15ª, fará o curso nos dias 25 e 26 de agosto, novamente no IBE. O evento conta com o apoio do Banco do Brasil, do Banco Santander e do Banco Alfa.

Unidade Responsável:
Comunicação Social