Vacinação oferecida pelo TRT tem evitado aumento de afastamentos por gripe
Por José Francisco Turco
A Diretoria de Saúde do TRT realiza em maio próximo mais uma campanha de vacinação contra a gripe, voltada a magistrados e servidores do Regional Trabalhista, cujas unidades estão distribuídas em uma área correspondente a 95% do território paulista. A vacina oferece imunização contra a gripe influenza, em multidose, abrangendo o vírus sazonal e o conhecido como H1N1 (associado à epidemia internacional da gripe A, ocorrida em 2009). No ano passado, o Tribunal não promoveu a ação, por conta de problemas na compra das doses do produto, porém ofereceu o reembolso para quem se interessasse em se imunizar na rede particular de saúde.
Nos últimos cinco anos, período em que foram realizas três campanhas de imunização contra gripe (2006, 2008 e 2009), os afastamentos por conta da doença na 15ª Região foram de 20%, em média. Segundo a diretora de Saúde do Regional, Heloísa Helena Mazon Zakia, “aparentemente a campanha de vacinação tem ajudado a diminuir ou pelo menos manter os níveis de absenteísmo devido à gripe”. A médica ressalta que o ápice dos afastamentos pela doença (25,82%), verificado em 2009, se justifica pelo aparecimento da gripe A.
Na ocasião, explica a diretora, “ainda não havia vacina, e até por precaução e recomendação dos órgãos de saúde pública qualquer possível caso era tratado com mais cuidado, sendo inclusive concedido um período maior de afastamento para o paciente, gerando aumento no índice”. Ao analisar a diminuição nos afastamentos em 2010, que registrou 17,95% de ausências ao trabalho devido à gripe, Heloísa ressalta que ocorreu novamente campanha nacional no ano passado, incluindo a imunização contra o H1N1, “o que pode ter atraído muitas pessoas”. O ressarcimento oferecido pelo Tribunal, relativo a eventuais gastos de magistrados e servidores com a vacina, foi utilizado por menos de 100 pessoas.
Na campanha deste ano, as doses serão disponibilizadas especificamente àqueles que não serão atendidos na campanha promovida pelo Governo Federal. A vacinação será feita em postos da Diretoria de Saúde do TRT nos municípios de Campinas, Araçatuba, Bauru, São José dos Campos e São José do Rio Preto, assim como nos Fóruns Trabalhistas de Assis, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, Sorocaba e Taubaté. Os magistrados e servidores devem se inscrever até o dia 25 de março, e o período de vacinação em cada localidade será divulgado oportunamente.
Afastamentos por gripe na 15ª nos últimos cinco anos
Ano
Índice de Ausências por gripe
2006
20,72%
2007
18,03%
2008
17,48%
2009
25,82%
2010
17,95%
- 29 visualizações