Aprovados no XXVI Concurso para Magistratura na 15a. são empossados com festa no TRT

Conteúdo da Notícia

Por Patrícia Campos de Sousa

 

O presidente do TRT, desembargador Renato Buratto, deu posse na tarde desta quinta-feira (29/11) aos 12 juízes substitutos aprovados no XXVI Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Magistratura do Trabalho do TRT da 15ª Região. A solenidade de posse lotou o Plenário Coqueijo Costa, na sede judicial da Corte, em Campinas, de familiares e amigos dos empossandos. Magistrados, procuradores e servidores do Regional vieram também dar as boas-vindas aos juízes Adriana Kobs Zacarias Lourenço, Adriane da Silva Martins, Amanda Sarmento Gakiya, Bruna Müller Stravinski, Carolina Sferra Croffi, Christophe Gomes de Oliveira, Grasiela Monike Knop Godinho, Gustavo Zabeu Vasen, José Augusto de Almeida Prado Ferreira de Castilho, Renata Carolina Carbone Stamponi, Sheila Spode e Simone Bemfica Borges.

 

Além do desembargador Buratto, que também presidiu a Comissão do Concurso, compuseram a Mesa de Honra da cerimônia a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho na 15ª Região, Catarina Von Zuben, e o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), Guilherme Guimarães Feliciano.

 

Após jurarem "desempenhar com retidão as atribuições do cargo e respeitar a Constituição e as leis", os novos magistrados assinaram os respectivos termos de posse. Antes de entrarem em exercício, porém, eles participam do XXII Curso de Formação Inicial Básica para Juízes do Trabalho Substitutos, ministrado pela Escola Judicial da 15ª, que se inicia já nesta sexta-feira, 30 de novembro. O curso terá duração de 60 dias, com previsão para ser concluído em 19 de fevereiro de 2013.

 

Compromisso

 

 

Representando os colegas, a primeira colocada no concurso, Carolina Sferra Croffi, fez um discurso emocionado, em que, citando Clarice Lispector, ressaltou a importância do desejar. "Não fomos menores que nossos sonhos", sublinhou a magistrada, que agradeceu o indispensável apoio dos familiares e a "confiança depositada e conquistada, uma vez que concorremos com quase 4 mil candidatos, a qual ainda há de germinar em solo fértil". Após destacar as qualidades individuais dos novos juízes, Carolina comprometeu-se, em nome do grupo, a "trabalhar com entusiasmo e a buscar a justiça, com a coragem e demais virtudes esperadas de quem assume este posto. Queremos fazer parte não só do corpo, mas também da alma da Magistratura". Assumindo-se como idealista, a juíza destacou o papel do magistrado como agente pacificador. "Faremos o possível e o impossível, se necessário, para sermos juízes tecnicamente competentes, eticamente justos e gerencialmente céleres, na busca da pacificação dos conflitos sociais."

 

Após agradecer os pais, pelo incentivo e apoio incondicional, Carolina, que era servidora do TRT, prestou particular homenagem ao atual vice-presidente judicial da Corte, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, em cujo gabinete atuou por quase quatro anos. "Pela pessoa e profissional que é, o doutor Lorival é um exemplo que pretendo seguir." A juíza manifestou também sua gratidão ao juiz auxiliar da Vice-Presidência Judicial, Jorge Luiz Costa, "pela simpatia e humildade, competência no trato de questões sociais e apurado senso de justiça", e aos colegas de gabinete, pelo convívio prazeroso.

 

"É com grande entusiasmo e alegria que saudamos os doze novos integrantes deste Regional, que se unem aos 21 juízes do trabalho substitutos aprovados no XXV Concurso, os quais tive a honra de também nomear durante esta gestão, que se finda no próximo dia 7 de dezembro", declarou, por sua vez, o desembargador Buratto. Segundo o presidente da Corte, "as posses que ora assentamos, ao tempo que chancelam o elevado grau de conhecimento jurídico e social de vossas excelências, renovam as nossas forças na auspiciosa busca de permanência nos mais altos patamares da performance jurisdicional brasileira, ampliando o reconhecimento desta Corte como um dos paradigmas nacionais do bom serviço público prestado pelo Poder Judiciário Trabalhista".

 

Encerrando a cerimônia, à qual se seguiu um coquetel oferecido pelos empossandos, Buratto citou alguns trechos de "Oração aos Moços", de Rui Barbosa, desejando aos novos juízes a sabedoria, a temperança e a clareza demonstradas pelo jurista baiano.

 

Presidente dá posse também à juíza
Karina Kashima, oriunda do TRT-24

 

Também nesta quinta-feira, durante Sessão Administrativa do Pleno do TRT, foi empossada no Regional a juíza substituta Karina Suemi Kashima. Oriunda do TRT da 24ª Região (MS), a nova magistrada, natural de Marília (SP), passa a ocupar vaga decorrente da promoção, pelo critério de antiguidade, do juiz José Antônio Gomes de Oliveira, que assumiu a titularidade da Vara do Trabalho de Votuporanga.

Unidade Responsável:
Comunicação Social