Cruzeiro ganha nova sede da Justiça Trabalhista nesta segunda-feira

Conteúdo da Notícia

Por Thamires Silva e Ana Claudia de Siqueira

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região inaugura nesta segunda-feira (11/06) o novo prédio da Vara de Trabalho (VT) de Cruzeiro, localizado na Rua Sebastião Vieira da Silva, 101 - Vila Paulo Romeu. Na solenidade, que acontece às 16h, estarão presentes o presidente do TRT, desembargador Renato Buratto, a prefeita do município, Ana Karin Dias de Almeida Andrade, a juíza titular da VT local Gislene Aparecida Sanches, o presidente da Câmara Municipal, Manuel Antunes Pereira, o presidente da 47ª Subseção da OAB, José Pablo Cortes, vereadores e secretários municipais, entre outras autoridades e imprensa.

 

O prédio, que agora é próprio da Justiça do Trabalho, tem 805,03 m² de construção horizontal, sendo aproximadamente três vezes maior do que o antigo, de apenas 269 m². A nova instalação supre todas as necessidades de uma unidade judiciária trabalhista e oferece conforto para servidores e jurisdicionados, sendo concebida de acordo com a Resolução 70/2010 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que trata da padronização dos edifícios onde funcionam os órgãos do Judiciário Trabalhista.

 

A estrutura conta com dois sanitários adequados para portadores de necessidades especiais, iluminação e ventilação naturais, fácil acessibilidade, além de ser uma construção sustentável, com torneiras e mictórios de fechamento automático e sistema de reaproveitamento de água de chuva para utilização em ramais de descarga, sempre visando a economia. "A nova sede da Vara do Trabalho de Cruzeiro contempla meios físicos e tecnológicos capazes de tornar a prestação jurisdicional aos trabalhadores desta região muito mais adequada, bem como reforça o compromisso do TRT com a sustentabilidade", salienta o presidente do Regional, desembargador Renato Buratto.

 

O investimento em infraestrutura física das unidades judiciárias tem sido uma das prioridades da administração de Buratto, que soma seis inaugurações nos últimos meses, contemplando os municípios de Mogi Guaçu, Cajuru, Rancharia, Registro, Assis e Itanhaém. A construção da nova unidade de Cruzeiro contou com o imprescindível apoio da prefeitura municipal, que formalizou a doação do terreno na Rua Sebastião Vieira da Silva.

 

VT de Cruzeiro em números

Cruzeiro tem jurisdição em outras sete cidades: São José do Barreiro, Lavrinhas, Bananal, Silveiras, Arapei, Areias e Queluz. Em 2011 a VT local registrou aumento de 10% do número de ações trabalhistas recebidas se comparado ao ano anterior: 1.309 contra 1.192 em 2010. No ano passado foram solucionados 1.268 processos trabalhistas, com saldo de 943 ações em trâmite em 31 de dezembro. Nos primeiros quatro meses deste ano, a movimentação processual em fase de conhecimento foi de 515 recebidos e 456 solucionados.

 

Sobre a cidade

Cruzeiro teve origem ligada diretamente ao surgimento da estrada de ferro que ligava três estados brasileiros: São Paulo, Rio de janeiro e Minas Gerais, no início do séc XIX. Sua emancipação aconteceu em 2 de outubro de 1901. A cidade possui uma população de aproximadamente 77.100 habitantes.

Unidade Responsável:
Comunicação Social