Curso em São Paulo aborda os “Novos temas e Desafios no Mundo do Trabalho”

Conteúdo da Notícia

Promovido pela Academia Nacional de Direito do Trabalho, evento homenageia o jurista Arnaldo Süssekind, falecido em 9 de julho passado, dia em que completou 95 anos

Por Luiz Manoel Guimarães

 

Com a presença do vice-presidente judicial do TRT da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, representando o Tribunal, será realizado nos dias 27 e 28 deste mês, no Teatro Maksoud, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo (Alameda Campinas, 150), o curso "Novos temas e Desafios no Mundo do Trabalho", promovido pela Academia Nacional de Direito do Trabalho (ANDT). O prazo para as inscrições termina na sexta-feira, 21.

 

A solenidade de abertura será conduzida pelo presidente da Academia, Nelson Mannrich. Nos painéis serão debatidos os temas "Aviso prévio proporcional", "Os desafios da negociação coletiva: negociado X legislado", "A mulher e o mercado de trabalho: garantias especiais no contexto atual", "Assédio moral no ambiente de trabalho e sua prevenção", "Resposta do Direito do Trabalho em face da crise", "Acidente de trabalho. Prevenção e reparação: ações regressivas", "Novas tecnologias e as repercussões do artigo 6º da CLT" e "Previdência complementar: impactos de decisões judiciais X mutualismo". A conferência de abertura, "Modernas formas de mediação de conflito: harmonia interna e desenvolvimento das organizações", será proferida pelo acadêmico Santiago Pérez Del Castillo Algorta, ex-ministro do Trabalho do Uruguai, país onde é membro correspondente da ANDT. No encerramento, José Eduardo Campos de Oliveira Faria, professor titular do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), falará sobre os "Desafios do mundo do trabalho".

 

Todos os juristas que atuarão no curso como presidentes de mesa ou painelistas são membros da Academia. Gente do calibre dos professores Ada Pellegrini Grinover (USP), Estêvão Mallet (USP), Helio Zylberstajn (USP), João Leal Amado (Coimbra) e José Affonso Dallegrave Neto (UFPR); dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Carlos Alberto Reis de Paula, Pedro Paulo Teixeira Manus, Guilherme Augusto Caputo Bastos, Alexandre de Souza Agra Belmonte e Vantuil Abdala (já aposentado) e dos presidentes honorários da ANDT Amauri Mascaro Nascimento, Arion Sayão Romita, Georgenor de Sousa Franco Filho, José Augusto Rodrigues Pinto e Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, vice-presidente do TST. Além da participação dos juristas Castillo Algorta e Leal Amado, o caráter internacional do evento será marcado pela atuação, também como palestrantes, dos professores Martha Monsalve, Hugo Roberto Mansueti, Pedro Romano Martinez, Luísa Galantino e Alberto Levi, correspondentes da Academia, respectivamente, na Colômbia, Argentina, Portugal e Itália (os dois últimos).

 

Mais informações no site www.andt.org.br.

 

Ícone

Ministro do Trabalho e Previdência Social no governo Castello Branco, Arnaldo Lopes Süssekind, carioca da gema, aposentou-se como ministro do TST em 1971. Era o último remanescente da comissão de juristas nomeada pelo presidente Getúlio Vargas para redigir, na primeira metade da década de 1940, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) original.

 

Além da ANDT, integrou a Academia Brasileira de Letras Jurídicas, a Academia Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social e a Academia Luso-Brasileira de Direito do Trabalho, entre outras entidades. Representou o Brasil na Comissão de Peritos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, Suíça.

Unidade Responsável:
Comunicação Social