Desembargador Buratto inaugura ampliação da Vara do Trabalho de Cravinhos

Conteúdo da Notícia

Por Ana Claudia de Siqueira

 

Com quase 200 metros quadrados de área ampliada, o prédio do Judiciário Trabalhista de Cravinhos acabou se tornando disputado para acomodar o público que prestigiou a solenidade de inauguração, ocorrida nesta segunda-feira (10/09). Diante de mais de 80 pessoas, entre diversas autoridades, advogados, peritos, servidores e imprensa, o presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Renato Buratto e a juíza titular da unidade, Arilda Cristiane Silva de Paula Calixto protagonizaram o ato simbólico de desenlace da fita inaugural da VT, batizada de Fórum Trabalhista Desembargadora Maria da Conceição Silveira Ferreira da Rosa, numa homenagem à magistrada cravinhense, que faleceu em maio de 2007.

 

Na sequência, o público foi convidado a encaminhar-se ao andar superior, mais precisamente à nova sala de espera, onde o desembargador Buratto, acompanhado do filho de Maria da Conceição, Antônio Luís Silveira Ferreira da Rosa, promoveu o descerramento da placa comemorativa da inauguração. Dirigindo-se especialmente aos familiares da magistrada, Buratto resgatou a trajetória de Maria da Conceição, com quem conviveu por quase uma década na Corte.

 

"Doutora Meire", como era carinhosamente conhecida, exerceu a judicatura a partir de 1980 no TRT da 2ª Região (SP). Seis anos depois transferiu-se para a recém-criada 15ª, com sede em Campinas. "Inaugurando esta ampliação e melhoria das instalações da Vara do Trabalho de Cravinhos, celebramos um ser humano extraordinário, uma magistrada de trajetória irretocável, uma mãe querida e uma amável avó. Que seu nome estampe não somente a saudade, mas principalmente o orgulho da 15ª Região em registrar na sua história a ímpar colaboração e a grande admiração que despertava em todos nós", salientou.

 

Maria da Conceição atuou como juíza titular da antiga 4ª Junta de Conciliação e Julgamento de Ribeirão Preto, tendo também exercido a função de diretora do Fórum do município. Em 1993 foi promovida a titular da Corte por merecimento e presidiu a 2ª Turma do Tribunal por dois períodos (1994-1996 e 1998-2000), além de atuar como diretora da Escola Judicial entre 2000 e 2002. Aposentou-se como desembargadora em 2004, após 11 anos de dedicação à 2ª instância.

 


 

Com relação às novas dependências do Fórum de Cravinhos, o presidente do TRT reforçou que a melhoria das instalações físicas das unidades de 1º grau é um dos pilares de sua gestão e proporcionar condições dignas de trabalho para magistrados, servidores, advogados e partes deve ser uma obrigação. "Apesar das imensas dificuldades orçamentárias, saibam que todas estas inaugurações, sejam de unidades novas ou das que foram reformadas, só se justificam porquanto vêm ao encontro dos anseios das comunidades", assinalou. Buratto, que deixa a presidência do Regional em dezembro, finalizou seu discurso em tom de despedida, enaltecendo os servidores da 15ª, que segundo ele, movem e fazem o TRT ser o segundo tribunal do país.

 


      A ampliação da VT é resultado de um esforço coletivo. Para a juíza Arilda, a cerimônia de inauguração inspira a lembrança de que o trabalho, tanto para juízes como para servidores e advogados, é uma forma de exercício de humanidade, de aprimoramento pessoal e espiritual. "O dia de hoje também serve para algo muito importante: o exercício mútuo da gratidão", complementou, agradecendo a advogados e empresários, arquitetos, pedreiros e a todos que contribuíram para o sucesso do projeto de ampliação.

 

Arilda ressaltou ainda que o evento também deve servir como ponto de partida para a lembrança da necessidade de aperfeiçoamento constante e convidou a todos – juízes, advogados e servidores – para a construção interna de uma vara modelo em eficiência, cooperação e de convivência humana.

 

A solenidade contou com a participação de magistrados da 15ª, como a juíza auxiliar da Presidência, Luciane Storel da Silva. A juíza do trabalho de Ribeirão Preto, Amanda Barbosa, representou a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV). Entre as autoridades dos municípios sob a jurisdição da VT estavam os prefeitos de Cravinhos e Serrana, respectivamente, José Francisco Matasso Ferdinando e Nelson Cavalheiro Garavazzo. O evento foi prestigiado ainda pelo presidente da subseção de Ribeirão Preto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ricardo Rui Giuntini e pelo representante da OAB em Cravinhos, Sílvio Frigeri Calora.

 

Acessibilidade e maior conforto


 

Um dos principais benefícios da ampliação da VT – que passou de 398 para 593 metros quadrados de área construída – é a acessibilidade. Foram instaladas rampa de acesso aos portadores de necessidades especiais e uma plataforma elevatória, que leva ao 1º andar. O jurisdicionado também poderá usufruir de uma sala de espera mais adequada, com ar condicionado e banheiros próximos. Os servidores ganharam maior espaço para trabalhar, com a nova secretaria e uma área dedicada especificamente para os arquivos, ambas localizadas no térreo. O pavimento também abriga a Sala da OAB que contou com uma breve solenidade inaugural na mesma data. A reforma possibilitou um novo acesso principal ao prédio, na Rua Manoel Amaro, 113.

 

Além de Cravinhos e Serrana, o Fórum é responsável ainda pelo atendimento à população dos municípios de São Simão e Luís Antônio, que juntos somam mais de 90 mil habitantes. Em 2011, a unidade recebeu cerca de 1.580 processos trabalhistas.

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social