Desembargador Buratto inaugura as novas instalações da Vara do Trabalho de Itapira

Conteúdo da Notícia

Por Ana Claudia de Siqueira

 

Ao som dos instrumentos da centenária Banda Lira foram inauguradas na manhã desta quinta-feira, 11/10, com a presença de autoridades, advogados, servidores e imprensa, as novas instalações da Vara do Trabalho de Itapira. O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, comandou a solenidade que contou com a participação do também desembargador do TRT, José Otávio de Souza Ferreira, do juiz titular da Vara do Trabalho de Itapira, Flávio Landi, do prefeito em exercício do município, Carlos Alberto Martins e do presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Juvenal Santi Lauri.

 


       Após o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do município de Itapira, Buratto e Martins promoveram o desenlace da fita inaugural, e posteriormente, o descerramento da placa comemorativa, desta vez acompanhados pelo juiz Landi e pelo desembargador José Otávio, que também representou a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV) no evento.

O rito cerimonial teve sequência com a série de discursos, iniciada pelo presidente da 95ª Subseção da OAB de Itapira, Juvenal Santi Lauri, que agradeceu à cúpula do TRT pela cessão de duas salas aos advogados, ampliando o espaço para o exercício da profissão na vara do trabalho local. "Não podemos nos calar diante do presidente do Tribunal, sensível às causas de cidadania, proporcionando aos cidadãos e aos advogados este novo prédio".

 

 

 

O juiz Flavio Landi relembrou o primeiro encontro que teve com Buratto logo após a sua posse na presidência do Tribunal, quando expôs as dificuldades estruturais do prédio onde funcionava a unidade e recebeu total apoio para o projeto de mudança. "É uma honra e uma grande alegria recebê-lo em Itapira. Agradeço a Vossa Excelência certo de que falo em nome dos servidores e jurisdicionados", pontuou Landi, que destacou também a atuação da diretora da secretaria da VT, Márcia Helena Ceneviva, e do diretor-geral de Coordenação Administrativa do TRT, Evandro Luiz Michelon, pelo empenho na concretização do projeto.

 

O prédio, situado na região central de Itapira, na Rua Conselheiro Dantas nº 79, é alugado e precisou de uma série de adaptações, visando atender às Resoluções nºs 70 e 84 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que dispõem sobre a padronização dos edifícios onde funcionam os órgãos do Judiciário Trabalhista, incluindo as áreas mínimas necessárias ao bom desempenho funcional. A edificação contempla recursos de acessibilidade para deficientes físicos, idosos e outras pessoas com necessidades especiais. A nova unidade é cerca de 50% maior do que a anterior, o que possibilitou a criação de mais um gabinete para juiz, além de uma sala de espera mais ampla e confortável, equipada com ar condicionado, visando uma melhor acomodação dos jurisdicionados.

 

 

 

O prefeito em exercício de Itapira, Antonio Carlos Martins, apontou os avanços da Justiça do Trabalho no município desde a instalação em 1998, na época denominada Junta de Conciliação e Julgamento. "Lembro-me de lá estar presente, pois presidia a OAB e sabíamos da necessidade de uma unidade local porque tínhamos que nos deslocar até Mogi Mirim e havia grande dificuldade. Represento hoje o município com grande alegria. A Justiça do Trabalho, todos nós sabemos, ao longo do tempo é a mais simpática à população. Aqui em Itapira podemos falar que atende a população a contento. Estou muito feliz por também fazer parte dessa inauguração. Desejo mais sucesso, do que já tem sido", salientou.

 

Como de praxe, após a leitura da ata, o presidente do TRT oficializou a inauguração, assinando o documento, acompanhado pelas autoridades presentes: o desembargador da 15ª José Otávio Souza Ferreira; o prefeito Martins; a vereadora Sônia de Fátima Calidone dos Santos, representando o Poder Legislativo Municipal; juiz Landi; a juíza auxiliar da Presidência da 15ª, Luciane Storel da Silva e o presidente da subseção da OAB, Juvenal Lauri.

 

 

 

 

Processo Judicial Eletrônico será implantado em Itapira em novembro

 

O desembargador presidente Renato Buratto encerrou a solenidade anunciando a implantação, já no próximo mês, do Processo Judicial Eletrônico na Vara do Trabalho de Itapira, considerada uma das mais produtivas do TRT. O projeto, de envergadura nacional, é considerado prioritário pela Justiça do Trabalho e colocará fim ao trâmite dos processos em papel. "Tal avanço tecnológico possibilitará que se agilize e simplifique, de modo extraordinário, a já reconhecida célere tramitação processual da Justiça do Trabalho", salientou o presidente do Regional.

 

Durante seu discurso, Buratto afirmou se sentir honrado em fazer parte do TRT da 15ª Região, que possui, segundo ele, os melhores servidores do Brasil. "A energia da 15ª é contagiante". O desembargador presidente enfatizou ainda a importância de um ambiente adequado para o trabalho, que agrega valor e motiva servidores, magistrados, partes e advogados a se dedicarem à boa prestação jurisdicional.

 

A melhoria da infraestrutura das unidades judiciárias tem sido o foco de sua administração à frente do Regional. A VT de Itapira é a 12ª a ser inaugurada em 22 meses de gestão. Buratto também investiu fortemente em tecnologia da informação e em capacitação, inclusive com a criação de um núcleo específico para cuidar da formação de servidores, que vem sendo considerado um modelo por outros tribunais.

 

Buratto, que deixa a presidência do TRT em dezembro, imprimiu tom de despedida à solenidade ao comentar sobre a nova direção do Regional, eleita pelo Tribunal Pleno na última quinta-feira. "Tenho certeza que o presidente eleito, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, dará continuidade aos projetos e o TRT irá melhorar muito", assinalou. Buratto fez questão ainda de agradecer e parabenizar o juiz Flávio Landi, os servidores e todos aqueles que se empenharam na viabilização da nova unidade judiciária.

 

Expediente será retomado na segunda, dia 15

 

Em virtude da transferência de prédio, o expediente normal de trabalho na VT será retomado na próxima segunda-feira 15. A unidade judiciária atende também as demandas trabalhistas oriundas dos municípios de Lindóia, Águas de Lindóia e Socorro. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os quatro municípios somados abrigam uma população de aproximadamente 130 mil pessoas. Em 2011, deram entrada 1.103 ações na unidade. No mesmo período foram solucionadas 1.068 ações.

Unidade Responsável:
Comunicação Social