Desembargador Buratto prestigia homenagem ao presidente do TJ em evento na Cidade Judiciária de Campinas
Por Ana Claudia de Siqueira, com informações da Comunicação Social TJSP
A Cidade Judiciária sediou na última sexta-feira, dia 05/10, sessão solene da Câmara Municipal de Campinas para homenagear o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, que recebeu o título de Cidadão Campineiro. Presidida pelo vereador Luiz Henrique Cirilo, a solenidade contou com a participação do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, que compôs a mesa ao lado do homenageado e demais autoridades: o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Renato Nalini; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Antonio José Silveira Paulilo; o coordenador da 8ª Circunscrição Judiciária, desembargador Euvaldo Chaib Filho; osecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Afonso Bittencourt, representando o prefeito, além do juiz de Direito, diretor do 4ª Região Administrativa Judiciária e do Fórum da Comarca de Campinas, Luiz Antonio Alves Torrano.
O título de Cidadão Campineiro oferecido ao presidente do TJSP foi proposto pelo vereador Cirilo com votação unânime, em reconhecimento pelo que o Tribunal tem feito em prol da Comarca de Campinas. Estes atos foram citados pelo vereador Cirilo em seu discurso.
O presidente Ivan Sartori ficou lisonjeado com a honraria e com a maciça presença de magistrados à solenidade. "O Tribunal está tentando fazer o máximo para a melhoria do trabalho dos juízes, advogados, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos servidores. Tudo para que o Judiciário se torne um poder mais bem estruturado e isso se reverta em favor do jurisdicionado. O Judiciário não é do juiz, do advogado, do servidor, é do jurisdicionado." Ele completou: "Campinas merece toda a nossa deferência. Agradeço emocionado a presença de todos. Esse título me faz muito feliz".
O diretor do 4ª Região Administrativa Judiciária e do Fórum da Comarca de Campinas, juiz Luiz Antonio Alves Torrano, que ressaltou a já frutífera luta em prol da magistratura, dos servidores e dos jurisdicionados, pediu ao presidente não esmoreça em seus propósitos. "Leve o carinho do povo campineiro representado pelo título de cidadão que Vossa Excelência recebeu."
Homenagem póstuma ao desembargador Benedicto Jorge Farah
Na mesma ocasião, o público presente pôde acompanhar à homenagem póstuma que concedeu ao auditório o nome do desembargador Benedicto Jorge Farah, aposentado em 2007. Coube ao coordenador da 53ª Circunscrição Judiciária, o desembargador Dimas Borelli Thomaz Júnior falar em nome do TJSP. Com palavras que levaram o público da emoção ao riso – no fiel estilo do homenageado – Borelli exaltou a honradez, o carinho e muitas outras qualidades daquele que por duas vezes teve o privilégio de suceder: a primeira em uma vara na Comarca de Batatais; a segunda, na Faculdade de Direito como professor. Chamado por Dimas Borelli carinhosamente de ‘Dom Farah', amado pelos serventuários, com um coração que não cabia em sua alma, Farah foi definido como ‘querendão', no sentido exato que o superlativo de querido é registrado no Dicionário Aurélio.
Os familiares presentes ao ato – Maria José Baptistella Farah (esposa), Ana Paula, Carlos Eduardo, Luiz Roberto e Silvia (filhos) – foram representados pelo primogênito José Henrique Farah que se emocionou ao agradecer. "Sei que meu pai está radiante com isso. Meu pai cuja memória se eternizou em todos que o conheceram, hoje entra para a história da instituição que abraçou e tanto amou."
Segundo o presidente do TJSP Ivan Sartori, a cerimônia foi carregada de muita emoção "porque era isso que Farah transmitia. Trazia consigo a festa, por isso essa homenagem é muito justa. Sabemos que está em bom lugar e o fórum de Campinas se enriquece com o nome de nosso querido desembargador Benedicto Jorge Farah".
- 9 visualizações