Desembargador Fernando da Silva Borges é homenageado durante Ciclo de Palestras em Rio Preto

Conteúdo da Notícia

Evento também arrecadou mais de R$ 27 mil para o Hospital do Câncer de Barretos e para a Associação dos Amigos da Criança com Câncer ou Cardiopatia (Amicc), de São José do Rio Preto

Por José Francisco Turco

Em dia de debates e troca de conhecimento, foi realizada no último sábado (24/3) a terceira edição do Ciclo de Palestras sobre Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, no Automóvel Clube, em São José do Rio Preto. Entre inúmeras personalidades que prestigiaram o encontro, estavam os desembargadores Renato Buratto e Lorival Ferreira dos Santos, respectivamente, presidente e vice-presidente judicial do TRT da 15ª Região. O desembargador Fernando da Silva Borges, da 10ª Câmara do Regional Trabalhista, foi o presidente de honra do evento e personalidade homenageada em razão de sua história de vida e contribuição ao mundo jurídico.

Estiveram presentes ainda os desembargadores Olga Aida Joaquim Gomieri, Flavio Allegretti de Campos Cooper, Samuel Hugo Lima, Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza e Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani. Ao todo, o evento – que teve 961 inscritos – contou com a participação de mais de 40 magistrados, segundo o titular da 1ª Vara do Trabalho de Catanduva, juiz Wagner Ramos de Quadros.

Conforme os organizadores, o encontro buscou disseminar conhecimento entre estudantes e profissionais do Direito, tendo como ponto de partida uma proposta filantrópica. Foi assim que surgiu em Catanduva o primeiro Ciclo de Palestras sobre Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, com valor das inscrições remetido na íntegra ao Hospital do Câncer de Barretos. Depois de passar por Bauru, atingiu caráter regional, chegando agora à 3ª edição. Com a mesma concepção inicial, o evento riopretense ganhou novas proporções ao mobilizar grandes personalidades da área jurídica, além de incluir uma instituição local a ser beneficiada. Nesta edição, o evento arrecadou, com as inscrições, mais de R$ 27 mil que foram destinados à Associação dos Amigos da Criança com Câncer ou Cardiopatia (Amicc) e ao Hospital do Câncer de Barretos.

A conferência de abertura foi proferida pelo jurista Alysson Leandro Mascaro, em substituição ao ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Pedro Paulo Teixeira Manus, que por problemas de saúde na família, não pôde comparecer. Com a participação também de representantes da Advocacia, Ministério Público e Magistratura, a versão de Rio Preto trouxe ainda mais uma inovação: a proposta de um tema geral sobre Princípios e Direitos Fundamentais e a inclusão de painéis.

Carreira quase integralmente dedicada à magistratura

Logo após a conferência de abertura, o desembargador Buratto enalteceu o trabalho do desembargador Fernando Borges e destacou que a homenagem era muito justa e merecida. Na sequência, o desembargador Lorival, após comentar a amizade “de longa data” que o une ao homenageado, falou ao público sobre a trajetória profissional do presidente de honra do encontro. Ele reforçou que ambos têm muito em comum na caminhada que percorreram no Judiciário.

Borges, por sua vez, agradeceu o prestígio com o qual a Direção da Corte distinguiu o evento e também ressaltou a amizade que mantém, há muitos anos, com o atual vice-presidente judicial do TRT. O magistrado comentou ainda a importância para sua carreira do tempo vivido em São José do Rio Preto, onde foi titular de Vara Trabalhista e Diretor do Fórum.

Fernando da Silva Borges tomou posse como juiz do trabalho substituto, ainda no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – então único Regional Trabalhista no Estado de São Paulo – em 14 de agosto de 1986 e passou a ser convocado para atuar na 2ª instância, já TRT da 15ª, a partir de 1993. Integrou várias comissões organizadoras do Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho e do Congresso Brasileiro de Trabalho Rural, promovidos pela 15ª Região. Foi vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), depois de ocupar outros cargos na entidade. Foi promovido a desembargador, em abril de 2002. Foi ainda vice-diretor da Escola Judicial do TRT da 15ª Região para o biênio 2008-2010.

Entidades participam da organização do evento

O grupo que promoveu o 3º Ciclo de Palestras em Rio Preto é formado pela presidente e pelo vice-presidente da Subseção Local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), respectivamente, Suzana Helena Quintana e Charles Stevan de Azevedo; o secretário adjunto da Ordem, Paulo Antoine Younes; o subcoordenador do Curso de Direito da UNiRP – Centro Universitário de Rio Preto, Amauri José do Nascimento; a coordenadora do Curso de Direito da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago), Daniela Galvão; a coordenadora do Curso de Direito da Universidade Paulista (Unip), Eliane Nimer; o representante da Coordenação do Curso de Direito da Unorp – Centro Universitário do Norte Paulista, Guilherme Zuanazzi; os advogados e professores Alexandre Fontana Berto e Braulio Monti Junior, além do advogado Fabio Rossi, do município de Catanduva.

Unidade Responsável:
Comunicação Social