Desembargadores da 15ª palestram em São José dos Campos sobre a vocação conciliatória da JT

Conteúdo da Notícia

Por Patrícia Campos de Sousa

Os desembargadores Lorival Ferreira dos Santos, vice-presidente judicial da 15ª, e José Antonio Pancotti, diretor da Escola Judicial do Regional, proferiram no último dia 30 de março, na Faculdade de Direito da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São José dos Campos, a palestra intitulada “A Justiça do Trabalho e sua Vocação Conciliatória”.

O evento contou com a participação de aproximadamente cem pessoas, entre magistrados, servidores, advogados e estudantes. A coordenação foi do juiz Marcelo Garcia Nunes, representante da Escola Judicial na Circunscrição de São José dos Campos.

A série de palestras sobre o assunto – anteriormente realizadas nas cidades de Bauru, Araçatuba, Sorocaba e Ribeirão Preto – é uma iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, instituído em maio de 2011 pelo presidente da Corte, desembargador Renato Buratto, para fomentar e implantar políticas de conciliação em todo o Regional Trabalhista. Além dos palestrantes, o Núcleo é composto ainda pelo desembargador Luiz Antonio Lazarim, corregedor regional do TRT, pelo juiz titular da Vara do Trabalho (VT) de Itapira, Flávio Landi, pelo juiz substituto Caio Rodrigues Martins Passos e pelo diretor de secretaria da VT de Hortolândia, Fernando Bello Fernandes de Araújo.

Durante o evento, os palestrantes enfatizaram que a prática do acordo entre as partes é a forma mais rápida de solucionar os conflitos e deve ser sempre estimulada no Judiciário Trabalhista, considerado o mais célere do País. Os magistrados destacaram ainda que o TRT da 15ª incentiva o entendimento o tempo todo e que a realização de seminários e palestras para estudantes e profissionais da área do Direito Trabalhista é um dos compromissos do Núcleo para estimular a cultura da conciliação. Eles lembraram, por fim, a realização, entre os dias 11 e 15 de junho próximo, da Semana Regional de Conciliação, juntamente com a 2ª Semana Nacional de Execução Trabalhista.

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social