Espaço Cultural do TRT recebe exposição Contraste, de Bia Moraes Alves

Conteúdo da Notícia

Obras da artista plástica ficam em exposição até 31 de outubro

Por Thamires Silva

 

O Espaço Cultural do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região recebe a partir desta terça-feira, 2/10, a exposição "Contraste" da artista plástica Beatriz Moraes Alves. A exposição trará diversos quadros que transmitem, de maneira abstrata, as emoções e sentimentos da artista.

 

Bia Moraes tem uma relação profunda com Campinas. Foi na cidade que frequentou, em 1982, curso de extensão em artes plásticas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo como professores, renomados artistas plásticos como Bernardo Caro, Berenice Toledo e Fúlvia Gonçalves. É possível notar em seus traços, as influências provenientes deste período.

 

Bia afirma que a escolha de cada pintura traduz o estado de espírito e o inconsciente do artista. "Escolhemos o tema e imaginamos que ele permeia todo processo criativo, enquanto, na verdade a proposta que desenvolvemos nada mais é que um reflexo de nosso espírito inquieto e provocante, que desafia reproduzir-nos."

 

Para a artista, expor em um local como o Espaço Cultural do TRT é um privilégio, uma vez que considera o ambiente extremamente adequado para receber diversos artistas e exposições. "O Espaço Cultural é um ambiente revitalizado, maravilhoso, amplo e acessível. Campinas necessita de lugares como esse", pondera.

 

Bia já levou sua arte para diversos locais de Campinas, como o Centro de Convivência em 1982, o Espaço Cultural do Banco do Brasil em 1990 e Sociedade Hípica de Campinas em 2011, além de uma exposição na área externa do Museu de Arte de São Paulo (MASP) em 1985.

 

Para o presidente da Corte, desembargador Renato Buratto, o Espaço Cultural cumpre o seu papel de oferecer a artistas a oportunidade de mostrar seus trabalhos, aliando cultura, justiça e cidadania em um mesmo local. "Creio ser esta a finalidade desta egrégia Corte com o Espaço Cultural: o de aproximar o Tribunal da Comunidade de Campinas e Região, através da expressão artística, descortinando a sensibilidade de todos que transitam por este ambiente solene de uma Corte de Justiça."

 

A exposição "Contraste" pode ser conferida no Espaço Cultural do Edifício-Sede do TRT até dia 31 de outubro e tem entrada franca.

 

Serviço: Exposição Contraste, de Bia Moraes Alves

 

Local: Rua Barão de Jaguará nº 901, 1° andar

 

Quando: de 02 a 31 de outubro, de segunda à sexta-feira das 12 às 18h

 

Sábados das 10 às 18h/ Domingos das 14 ás 18h

Unidade Responsável:
Comunicação Social