Funcionários terceirizados do TRT concluem Curso Básico de Informática ministrado por servidores

Conteúdo da Notícia

Por Patrícia Campos de Sousa

Quatorze funcionários terceirizados que trabalham nas sedes administrativa e judicial do TRT15, em Campinas, concluíram nesta quarta-feira (31/10) o Curso Básico de Informática, promovido pela Secretaria de Gestão de Pessoas da Corte. O curso, de 40 horas-aula, foi ministrado em duas turmas por servidores da Diretoria de Informática do Tribunal e buscou introduzir os alunos no conhecimento das principais ferramentas da Tecnologia da Informação.

Os certificados de conclusão do curso foram entregues aos trabalhadores em cerimônia informal realizada no 1º andar da sede administrativa do TRT. A solenidade foi conduzida pela secretária de Gestão de Pessoas, Adriana Martorano Amaral Corchetti, que representou o presidente da Corte, desembargador Renato Buratto. Os quatro professores do curso – Andrea Carolina Nogueira Lelis, Juarez Gonçalves Pedra Junior, Maurício Rodrigues de Morais e Sandra Maria Bonilha Orsi – fizeram questão de entregar pessoalmente os diplomas a seus alunos.

"É uma felicidade assistir à formatura de mais uma turma de terceirizados", afirmou a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas do Tribunal, Izabel Cristina Braga Arroyo, que esteve à frente da organização do curso. Segundo salientou a servidora, a capacitação dos funcionários terceirizados do TRT é uma iniciativa abraçada pessoalmente pelo presidente Buratto, em cuja gestão, que se encerra no próximo dia 7 de dezembro, foram promovidas duas outras edições do curso, além de cursos de língua portuguesa e, mais recentemente, um curso de noções básicas de Direito do Trabalho. "Esperamos que o aprendizado recebido por vocês reverta em algo de bom em suas vidas, tanto no âmbito pessoal como no profissional. Quem sabe não os motive a concorrer a uma vaga de técnico judiciário no concurso público que o Regional deverá realizar no ano que vem?", "provocou" Izabel.

Em nome do desembargador Buratto, Adriana Amaral parabenizou os alunos pela conquista. "É uma satisfação ver que muitos de vocês participaram também de outros cursos oferecidos pelo Tribunal e que estão empenhados em ampliar o conhecimento, em aprender todo dia", afirmou a secretária de Gestão de Pessoas, ressaltando que o TRT se preocupa com a formação não só dos seus servidores, mas também dos seus funcionários terceirizados. "Nosso papel é atendê-los também. Vocês são parte da instituição, são importantes em nosso dia a dia, nos ajudam muito. É um prazer oferecer-lhes algo a mais do que recebem da empresa prestadora à qual são vinculados", concluiu a secretária, desejando a todos sucesso em sua caminhada.

Além das aulas expositivas, os motoristas, recepcionistas e auxiliares de limpeza e de serviços gerais que integraram um das duas turmas do curso puderam praticar os conhecimentos obtidos. "Nos preocupamos em preparar os alunos para o trabalho. Saber fazer uma planilha bem feita ou um texto bem organizado diferencia o trabalhador", afirmou a servidora Andrea Lelis, que atuou como professora também na segunda edição do curso, em 2011. "Alguns alunos não tem computador em casa e tinham pouquíssima familiaridade com a máquina, com o mouse. O interesse e a evolução demonstradas, contudo, compensaram o investimento. Adorei participar. Aprendi muito", declarou, por sua vez, Sandra Orsi, para quem a experiência foi também muito prazerosa. Para o veterano Maurício de Morais, que lecionou nas três edições anteriores do curso, "nada é mais gratificante do que acompanhar a evolução do pessoal. É um privilégio participar desse projeto".

Unidade Responsável:
Comunicação Social