Novo prédio da Justiça do Trabalho é inaugurado em Itanhaém

Conteúdo da Notícia

Por Ana Claudia de Siqueira


A população de Itanhaém e região já pode usufruir das novas instalações da Justiça do Trabalho. O novo prédio de três andares, muito mais amplo e adequado à prestação jurisdicional, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, 16, em cerimônia solene que contou com a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Renato Buratto e demais autoridades locais, como a juíza titular da VT, juíza Inês Maria Jantalia, o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Jorge Eduardo dos Santos que representou o prefeito João Carlos Forssell Neto, o presidente da Câmara, Marco Aurelio Gomes dos Santos e o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Djalma Filoso Júnior.

A nova Vara do Trabalho de Itanhaém, localizada na Av. Rui Barbosa, dá sequência à série de inaugurações promovidas pela atual gestão do TRT. As unidades judiciárias dos municípios de Rancharia, Mogi-Guaçu, Registro, Assis e Cajuru estão funcionando em locais bem adequados e melhor aparelhados desde o ano passado. “Ao assumir a presidência do TRT, há aproximadamente um ano e dois meses, salientei, dentre tantos propósitos e projetos da atual administração, o meu pessoal compromisso de trabalhar, incessantemente, pela melhoria das instalações físicas, tecnológicas e de trabalho dos senhores magistrados, servidores e advogados”, assinalou Renato Buratto.


O desenlace da fita de inauguração foi feito (da dir. para a esq) pelo desembargador Burato, a juíza Inês Maria Jantalia, o diretor de secretaria da VT, Pedro Paulo Rossi, e Marco Aurelio Gomes dos Santos


Para o presidente da 15ª, as instalações mais confortáveis e o uso da tecnologia incidem de maneira positiva na qualidade e agilização do atendimento aos jurisdicionados. Dentro deste contexto, Buratto citou o Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), que está sendo implantado de forma gradativa em todo o país e que chegará a algumas unidades da 15ª ainda este ano. “Trata-se de um passo importantíssimo para que se dê mais celeridade e efetividade à prestação jurisdicional trabalhista em todo o país”, ressaltou.

Durante a solenidade de inauguração, o presidente da Subseção da OAB, Djalma Filoso Júnior, parabenizou a administração do TRT pelas novas instalações da VT, que, segundo ele, estão em sintonia com o desenvolvimento de Itanhaém e região. “Em um futuro próximo nossa região deverá receber investimentos provenientes da exploração da camada pré-sal. Esta inauguração demonstra que a busca pela excelência faz parte da atual administração do TRT em melhor atender aos jurisdicionados”.


A VT de Itanhaém é responsável pelo atendimento dos municípios de Pedro de Toledo, Mongaguá, Peruíbe e Itariri, onde moram aproximadamente 290 mil pessoas (Censo IBGE/ 2010). O novo prédio foi construído em área de 937,47 metros quadrados, sendo aproximadamente 35% maior do que o antigo. A construção se destaca pela iluminação natural, existência de elevador e sanitários adequados para portadores de necessidades especiais em todos os andares.

A solenidade desta quinta-feira foi prestigiada também por representantes da 15ª. Estiveram presentes a juíza auxiliar da Presidência, Luciane Storel da Silva, o secretário geral da Presidência, Paulo Eduardo de Almeida, o diretor geral da Coordenação Administrativa, Evandro Luiz Michelon e a assessora da Gestão Estratégica do Tribunal, Aurete Nicolodi Zurdo. A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV) foi representada pelo juiz titular da VT de Piedade, Ronaldo Oliveira Siandela.

Itanhaém tem grande importância histórica


A juíza Inês Maria Jantalia (3ª da esq. para dir.) e os servidores da VT de Itanhaém posam para foto

Itanhaém foi fundada em 22 de abril de 1532, sendo a segunda cidade mais antiga do Brasil. Com seus 479 anos, possui grande importância histórica, oferecendo ao turista a possibilidade de conhecer diversos locais que remetem e retratam de forma fiel a sua trajetória. Itanhaém foi elevado à categoria de Vila, no ano de 1561. Graças às construções da época, consideradas de grande porte, Itanhaém conquistou o status de município. Com mais de 87 mil habitantes, está localizada na Baixada Santista. A cidade oferece vários tipos de atrativos turísticos, com itinerários culturais e de lazer.

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social