Novos servidores participam de Programa de Integração

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

Setenta e três servidores do TRT da 15ª Região, empossados entre abril e agosto deste ano, iniciaram na manhã desta segunda-feira (29/10) o Programa de Integração para Novos Servidores, organizado pela Diretoria de Pessoal do Regional. Realizado no auditório do 1º andar do edifício-sede da Corte, em Campinas, o evento termina nesta terça, 30.

As atividades foram abertas pela diretora de Pessoal do TRT, Adriana Martorano Amaral Corchetti, e pela coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Izabel Cristina Braga Arroyo.

Adriana Amaral ressaltou o caráter de "conhecimento" – e não de "treinamento" – do programa, afirmando que o evento visa, em primeiro lugar, mostrar "como pensa e como se estrutura o Tribunal", além de proporcionar aos novos servidores uma visão do papel de cada um. A diretora também chamou a atenção dos novos servidores às características peculiares do TRT da 15ª Região, principalmente por sua "grande capilarização", mas garantiu que o Tribunal está atento a todos.

A coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Izabel Cristina Braga Arroyo, em sua apresentação de boas-vindas aos novos servidores, enfatizou que, paralelamente às novidades técnicas do TRT-15, como o processo judicial eletrônico, a área de pessoal tem registrado mudanças significativas, como a "gestão de pessoas por competências". Izabel salientou que, num primeiro momento, "o foco será nos gestores", porém, numa segunda etapa, todos serão contemplados, numa "construção conjunta".

 

Programa para dois dias

 

O Programa de Integração para Novos Servidores, com carga horária de 16h30, teve início com a exibição do vídeo institucional do TRT, seguida da palestra "A construção da identidade do servidor público", ministrada pelo assistente social Gilberto Antonio Semensato, da equipe psicossocial da Diretoria de Saúde da Corte.

A palestra "PJe: histórico e perspectivas", ministrada pelo secretário da Corregedoria Regional, Vlademir Nei Suato, abriu a programação da tarde. Em seguida, Elena Cristina Maschieto Pucinelli, da Seção de Capacitação de Servidores, e Fernando Bello Fernandes de Araújo, diretor da Vara do Trabalho de Hortolândia, apresentaram "Noções sobre rotinas e procedimentos de 1ª instância". Após a visita ao Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do TRT, na sede administrativa do Regional, também no Centro de Campinas, os servidores assistiram à apresentação do Coral do TRT-15, que encerrou as atividades do primeiro dia.

Nesta terça-feira, as desembargadoras Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes e Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla abrem a programação, respectivamente com as palestras "Justiça do Trabalho – história e perspectivas" e "Relação humana e comportamental na Justiça do Trabalho".

Ainda na manhã da terça, o diretor de Informática, Herbert Wittmann, fala sobre as "Perspectivas da Tecnologia da Informação no TRT-15".

No período da tarde, os servidores assistem à palestra "Competência recursal e originária", que será ministrada pelo secretário da 1ª Seção de Dissídios Individuais (1ª SDI), Marcio das Virgens Caiado. Ele conduzirá os novos colegas numa visita ao Plenário Ministro Coqueijo Costa, localizado também no 1º andar do edifício-sede.

O último tópico do programa é a palestra "Qualidade de vida e saúde preventiva", a cargo da equipe psicossocial da Diretoria de Saúde.

Unidade Responsável:
Comunicação Social