Presidente do TRT inaugura nesta segunda-feira (01/10) a nova sede da Justiça Trabalhista de Tatuí

Conteúdo da Notícia

Por Ana Claudia de Siqueira

 

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, inaugura nesta segunda-feira, dia 01/10, a nova sede da Vara do Trabalho de Tatuí, que fica na Rua José Bonifácio nº 170 – Centro. A cerimônia terá início às 11 horas e contará com a presença do juiz titular da VT Marcus Menezes Barberino Mendes, da presidente da Subseção Local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sílvia Regina Catto Mocellin, do prefeito municipal, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, e de autoridades da região, como o prefeito municipal de Iperó, Marco Antonio Vieira de Campos.

A Justiça do Trabalho no município passará a ocupar um prédio alugado pelo Tribunal, com 1.205 metros quadrados de construção, que foi totalmente adaptado para oferecer as melhores condições de funcionamento da unidade de 1ª instância. As instalações a serem utilizadas pelos jurisdicionados ficam no pavimento térreo, com acesso fácil a todos os ambientes, e contam ainda com sanitários específicos para pessoas com deficiência. O pavimento inferior é basicamente destinado aos arquivos e ao estacionamento privativo. O novo prédio conta com mais espaço – cerca de 377 metros quadrados a mais que o antigo – permitindo inclusive a disponibilização de duas salas de audiência.

A mudança fez-se necessária uma vez que o imóvel anterior, dividido em quatro pavimentos, tinha limitações de espaço e acessibilidade, sendo insuficiente para o bom desempenho operacional da VT, que registrou um crescimento considerável do número de ações trabalhistas ajuizadas no ano passado: 2.300, contra 1.512 em 2010, um aumento de 52%. Foram solucionados, no entanto, 1.440 processos trabalhistas, com saldo de 1.892 em trâmite, em 31 de dezembro de 2011.

Os investimentos em infraestrutura integram um dos pilares da administração do desembargador Renato Buratto, que elegeu ainda como prioridades a capacitação de servidores e a tecnologia de informação. "Novos espaços, mais adequados, agregam outros valores que encorajam e motivam servidores, magistrados, partes e advogados a se dedicarem à boa prestação jurisdicional, repercutindo diretamente nos resultados das contendas diárias entre o capital e o trabalho", assinala Buratto.

A VT foi inaugurada em 11 de novembro de 1998, por meio da Lei nº 9.698/98. A jurisdição engloba os municípios de Tatuí, Torre de Pedra, Cesário Lange, Quadra, Iperó, Capela do Alto e Porangaba, onde residem cerca de 182.500 pessoas (Censo IBGE/ 2010). Em virtude da transferência para o novo prédio, o atendimento da VT de Tatuí está suspenso entre os dias 24 de setembro e 1º de outubro. Os trabalhos serão retomados normalmente na terça-feira, dia 2.

 

Tatuí, da rota dos bandeirantes à cidade da música e de Paulo Setúbal

Conhecida como a cidade da música, por abrigar o Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", considerado um dos maiores da América Latina, Tatuí – terra do advogado, jornalista, escritor e político Paulo Setúbal – foi habitada primeiramente por índios e recebeu a visita de bandeirantes que rumavam ao sul do país em busca de tesouros. A palavra, de origem Tupi-Guarani, significa "Água do Rio do Tatu". O município atual surgiu nas terras concedidas, em 1609, aos frades do Convento do Carmo de Itu, a partir da fundação do povoado de Nossa Senhora Del Popolo, em Araçoiaba da Serra. Já no século XIX, com a instalação da primeira fábrica de ferro da América Latina, a chamada Usina de São João de Ipanema, a população local aumentou, impulsionada também pela proibição do corte de madeira e pelo crescente interesse na agricultura. O distrito com a denominação de Tatuí foi criado por alvará de 5 de março de 1822 e elevado à categoria de município em 20 de setembro de 1861. Tatuí foi uma das primeiras cidades do Brasil a libertar seus escravos antes da promulgação da Lei Áurea. (Fonte: http://www.tatui.sp.gov.br

Unidade Responsável:
Comunicação Social