Tribunal conclui primeiro curso de preparação de servidores para a aposentadoria

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães e Ademar Lopes Junior

O TRT da 15ª Região concluiu nesta sexta-feira, 26, o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), primeiro curso elaborado pela Equipe Psicossocial da Diretoria de Saúde da Corte, em parceria com a Diretoria de Pessoal, destinado a servidores que estão às vésperas de deixar a ativa. O PPA foi encerrado com um encontro no auditório do 1º andar do edifício-sede do TRT, em Campinas. Dividido em três módulos – um curso a distância no 1º semestre deste ano e dois encontros presenciais (o primeiro ocorreu nos dias 21 e 22 de junho deste ano, no Hotel Nacional Inn, também em Campinas) –, o programa contou com mais de 60 inscritos, que participaram de maneira inteiramente voluntária.

O projeto, uma inovação capitaneada pela atual gestão do Tribunal, foi dirigido principalmente aos profissionais que já estão recebendo o chamado "abono permanência" – instituído pela Emenda Constitucional 41, de 2003, é o reembolso da contribuição previdenciária, devido ao funcionário público que esteja em condição de aposentar-se, mas que optou por continuar em atividade – e aos que estão na iminência (menos de dois anos) de adquirir as condições para a aposentadoria.

Segundo os organizadores, a estrutura programática do PPA foi fundamentada em dois eixos. O primeiro abordou questões de caráter técnico, como pressupostos da aposentadoria, legislação específica e trabalho voluntário, entre outros. O segundo eixo, de apoio psicossocial, foi focado no atendimento individual e/ou familiar, mediante demanda espontânea do servidor, abordando questões específicas vivenciadas no processo de se aposentar.

Presidente da Corte falou aos servidores

Os trabalhos da sexta-feira contaram com a presença dos desembargadores Renato Buratto, presidente do Tribunal, e Luiz Roberto Nunes, da 7ª Câmara da Corte, que compuseram a mesa de abertura juntamente com o diretor-geral de Coordenação Administrativado Regional, Evandro Luiz Michelon, com a diretora de Pessoal, Adriana Martorano Amaral Corchetti, e com a diretora de Saúde, Heloísa Helena Mazon Zakia. Buratto destacou a honra que sentia por participar do evento e a importância do tema do curso. O presidente do TRT adiantou que, inclusive, já solicitou ao diretor da Escola Judicial da 15ª, desembargador Samuel Hugo Lima, a realização de um curso nos mesmos moldes para os magistrados do Regional. "Eu sou vocês amanhã", brincou o presidente, numa alusão à própria aposentadoria, após a qual, adiantou o desembargador, pretende voltar a advogar. "É preciso saber recomeçar a vida, uma vida nova, e, nesse sentido, o Programa de Preparação para Aposentadoria implementado aqui no TRT é sem dúvida muito importante."

Entre outras atividades, a programação teve sequência com as palestras "Vida ativa: aposentadoria com qualidade de vida", "A importância do planejamento financeiro pessoal" e "Um longo e brilhante futuro: desenvolvimento e envelhecimento bem-sucedidos", ministradas, respectivamente, pela Equipe Psicossocial da Diretoria de Saúde do TRT, pelo consultor financeiro André Novaes e pela professora Anita Liberalesso Neri, titular na Faculdade de Educação da Unicamp.

Unidade Responsável:
Comunicação Social