TRT da 15ª Região divulga ganhadores do Concurso “Uso Racional da Água”
Por Thamires Silva e Ana Claudia de Siqueira
Nesta segunda-feira, 27/2, foram divulgados os ganhadores do Concurso “Uso Racional da Água”, uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e o Instituto Jurídico de Incentivo ao Estudo do Direito Social (INJIEDS), realizado em dezembro de 2011, durante as comemorações do Jubileu de Prata do Tribunal. O concurso teve como objetivo incentivar as manifestações artísticas de magistrados, servidores e estagiários do Regional, bem como despertar a consciência para a preservação do meio ambiente e dos seus recursos naturais, com ênfase no uso racional da água.
A premiação e a exposição das imagens vencedoras acontecem no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, às 11 horas, no segundo andar da sede administrativa do TRT. “Esta é uma iniciativa mais lúdica que agrega valor às ações de responsabilidade socioambiental já adotadas pelo TRT, baseadas em metas de consumo responsável”, destaca o presidente do Regional, desembargador Renato Buratto.
Os participantes concorreram em duas categorias: “Alta Resolução” com fotos tiradas com câmera profissional ou semiprofissional, no tamanho mínimo de 3.000 x 2.000 pixels; e “Clique Rápido” com fotos em baixa resolução registradas por meio de câmera comum ou por telefones celulares, no tamanho máximo de 2.500 x 1.920 pixels.
De acordo com o regulamento, os participantes tiveram que inscrever duas fotos inéditas por categoria. Foram premiados os cinco primeiros colocados em cada uma delas.
Ganhadores da categoria “Alta Resolução”:
1° Roberto Antônio Gasparini
2° Elba Rubio Farhat Neves
3° Rodrigo de Paiva Gonçalves
4° Vera Lucia Barrionovo Méo
5° Dislaine Maróstica Araújo
Ganhadores da categoria “Clique Rápido”:
1° Adilson Sérgio Bertoldo Júnior
2° Cecília de Castro Silveira Gutierrez
3° Patrícia Regina Babboni
4° Rodrigo Fontenelle Bezerril Coutinho
5° Mônica Oliveira Jurgensen
Os prêmios serão respectivamente: 2 diárias em hotel (1° e 2° lugares); passeio de barco – San Marino – Barra Bonita (3° lugar); 2 ingressos para o Wet’n Wild (4º e 5º lugares).
Para o servidor aposentado Roberto Antônio Gasparini, primeiro colocado na categoria Alta Resolução, “a proposta do concurso foi excelente, pois suscitou um olhar mais apurado a este elemento, vital para o meio ambiente”. Gasparini registrou um sistema de captação de água da chuva para ser utilizada em um sítio. “A minha idéia foi mostrar que não há necessidade de alta tecnologia para usar a água de forma racional. O matuto, o homem do campo, consegue fazer isso, de uma forma muito simples”, explica.
Adilson Sérgio Bertoldo Júnior, da área de informática do Tribunal, foi o 1° colocado na categoria “Clique Rápido”. Ele conta que a fotografia é um “hobby” que adquiriu ao longo do tempo e que aprendeu a fotografar sozinho. Revela ainda que ficou feliz com a colocação. “Fiquei feliz, minha família também. Acho legal o concurso, pois abre a oportunidade de mostrar o que a gente faz fora daqui”, conta Adilson.
A segunda colocada da mesma categoria, Cecília de Castro Silveira Gutierrez, servidora da Secretaria-Geral da Presidência, se sentiu surpresa com o resultado. No começo, não queria participar, mas como havia tirado algumas fotos no período de férias, na cidade de Florença, na Itália, achou que seria interessante concorrer. “Acho que concursos como estes são estimulantes, apesar de não ter técnica suficiente para fotografar”.
O concurso selecionou ainda outras 16 imagens, que receberam Menção Honrosa. Estas, bem como as fotos vencedoras já podem ser conferidas no site www.ccura.com.br .
- 6 visualizações