TRT sedia exposição inédita em Campinas

Conteúdo da Notícia

Autodidata, Élon Brasil faz de sua história e origem fontes de inspiração, buscando ressaltar e preservar a cultura brasileira e suas próprias raízes nas pinturas

Obras do artista plástico Élon Brasil estão em cartaz no Espaço Cultural da Corte

Por Ana Claudia de Siqueira

 

Imagens da terra: índios, negros e caboclos, cercados por texturas e cores marcantes. Os amantes das artes plásticas de Campinas e região terão a oportunidade de conhecer e interagir pela primeira vez com obras de Élon Brasil, renomado pintor de origem carioca, que possui no currículo trabalhos expostos em diversas galerias espalhadas pelo mundo. O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região abre a programação deste segundo semestre trazendo para o Espaço Cultural da Corte 32 pinturas do artista, que ficam em exposição até o dia 21 de setembro.

 

Autodidata, Élon Brasil nasceu em Niterói (RJ) em 1957. Morava em frente ao mar e cresceu vendo artistas com seus croquis montados na praia em busca de inspiração para pinturas e reproduções de horizontes e pescadores. Ali, aos seis anos de idade começou a rabiscar seus primeiros crayons. Mestiço, mistura de africano e índio com europeu, Élon Brasil faz de sua história e origem fontes de inspiração, buscando ressaltar e preservar a cultura brasileira e suas próprias raízes nas pinturas.

 

Em suas obras, que considera alinhadas ao expressionismo realista, Élon retrata a miscigenação do povo brasileiro – índios, negros e africanos – por meio de recortes, uso de sacos de mantimentos, sobreposição de tecidos, resina e enquadramento diferenciado. Os traços foram delineados a partir de sua experiência no convívio com os índios no Xingu, em um período morando na África e nas visitas aos terreiros de umbanda e candomblé em Salvador. A metrópole São Paulo e a floresta amazônica também serviram de inspiração para algumas de suas obras que estão expostas no TRT.

 

Para Élon, a arte tem um poder humanizador e transformador nas pessoas, e é dentro deste contexto que ele vem a Campinas. "Conheço pouco daqui, mas sei que é uma grande metrópole como São Paulo, com um público ávido por novidades. Esta exposição chega em um momento ideal e será um termômetro com relação a esse novo público, já frequentador do Espaço Cultural do TRT", ressalta.

 

Com telas nos acervos da Pinacoteca do Estado, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, no Museu de Arte de Londrina e no Museum der Kulturen Basel da Basiléia, na Suíça, Élon possui extenso currículo, com exposições individuais em galerias na Bélgica, Canadá, Estados Unidos (New York e Los Angeles), França, Espanha e Inglaterra. Em 2008 publicou o livro "Élon Brasil – E as nossas Raízes Encantadas", que traz textos e imagens de suas obras.

 

O Espaço Cultural do TRT conta com 250 m2 e foi criado em 2002 para abrigar exposições e manifestações artísticas, sempre gratuitas e abertas ao público, atuando como canal de estímulo e acesso à cultura. A Mostra, inaugurada nesta terça-feira (21/8), fica aberta à visitação pública até 21 de setembro, com entrada franca.

 

Serviço: Exposição de Artes Plásticas de Élon Brasil

 

Local: Espaço Cultural do TRT da 15ª Região

Rua Barão de Jaguara, 901 – 1º Andar

 

Horários:

de segunda a sexta-feira: das 12 às 18h

sábados: das 10 às 18h

domingos: das 14 às 18h

 

Entrada Franca

 

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social