Araçatuba, Bauru e Ribeirão Preto sediam palestras sobre prevenção de acidentes de trabalho

Conteúdo da Notícia

Por José Francisco Turco e Priscila Jordão

Com três eventos realizados nas sedes de Circunscrição da 15ª em Araçatuba, Bauru e Ribeirão Preto foi aberta nesta quinta-feira (25/4) a série de palestras alusivas à Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho, realizada pela Escola Judicial do TRT, para marcar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que será comemorado no próximo domingo, 28 de abril.

Nesta sexta (26) as palestras foram realizadas em Sorocaba, Presidente Prudente, São José dos Campos e São José do Rio Preto. No próximo dia 5 de maio será a vez da Circunscrição de Campinas abordar o tema. A série de eventos também está sendo realizada em comemoração aos 70 anos da CLT. Os gestores regionais do Programa Nacional do Trabalho Seguro, lançado no ano passado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), são o desembargador Edmundo Fraga Lopes e o juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Araraquara, José Antônio Ribeiro de Oliveira Silva.

Primeiros eventos

Em Ribeirão Preto o tema abordado foi "As NR's e a prova pericial no meio ambiente de trabalho", em exposição do perito judicial Wallace Orlovicin Cassiano Teixeira. O evento, realizado no auditório do Fórum Trabalhista local teve a coordenação do juiz Fábio Natali Costa e reuniu magistrados, servidores, estagiários, advogados e estudantes.

No Fórum Trabalhista de Bauru, empresários, trabalhadores, advogados, juízes do trabalho, servidores do TRT, procuradores do trabalho, engenheiros e técnicos em segurança do trabalho e estudantes de Direito e Engenharia assistiram à palestra "Práticas atuais na prevenção de acidentes de trabalho". Entre os expositores estavam o advogado Marco Antonio de Souza, a engenheira Natália Castro Pisente Negrete, a titular da 4ª Vara do Trabalho de Bauru, juíza Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima, e o procurador do trabalho Luís Henrique Rafael. A mesa dos trabalhos foi presidida pelo titular da 1ª VT de Bauru, Edison dos Santos Pelegrini. Também compôs a mesa alta o advogado José Antônio de Sena Jesus.

O desembargador aposentado José Antonio Pancotti ministrou, no Fórum Trabalhista de Araçatuba, aula sobre o tema "Prevenção de acidentes de trabalho – a NR 35 e suas implicações". Entre os presentes estavam o desembargador João Alberto Alves Machado, da 10ª Câmara do TRT, e o diretor do Fórum, o juiz Maurício Takao Fuzita. Participaram ainda magistrados que atuam na Justiça do Trabalho local e nos municípios de Penápolis, Andradina e no Posto Avançado de Pereira Barreto.

Unidade Responsável:
Comunicação Social