Comitiva de Guaíra é recebida na sede do TRT

Conteúdo da Notícia

Por José Francisco Turco

Uma comitiva do município de Guaíra, liderada pelo prefeito Sérgio de Mello, foi recebida na tarde da última sexta-feira (6/9) pelo presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper. Do encontro, realizado no gabinete da Presidência do Regional, participaram ainda o presidente da Subseção guairense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Roberto Bonjorno, e a secretária de Justiça do município, Gislene Aparecida da Silva Muniz, além da diretora-geral substituta da Corte, Adriana Martorano Amaral Corchetti.

O grupo veio reiterar pedido protocolizado em março passado, solicitando a instalação de uma vara do trabalho em Guaíra. Atualmente, as reclamações trabalhistas oriundas do município são ajuizadas na Vara do Trabalho de Barretos, que atende ainda as localidades de Jaborandi, Colômbia e Colina. Os novos pedidos do Município e da OAB, protocolizados no próprio dia 9 de setembro, reforçam que, caso não seja possível a instalação de uma VT, seja criado um posto avançado da Justiça do Trabalho em Guaíra. Dos 2.368 processos que foram ajuizados em 2012 na VT de Barretos, 466 tiveram origem em Guaíra.

Atualmente a 15ª Região conta com nove postos avançados. Essas unidades não dependem de aprovação de lei e são criadas pelo próprio Regional, contando com a parceria dos municípios, que entram com o imóvel e cedem servidores. O TRT entra com a infraestrutura de informática e outros recursos. Além de audiências, são realizados nos PAs despachos e outros atos jurisdicionais que dependem da presença do juiz, incluindo a fase de execução processual. Também funciona o serviço de protocolo de petições.

Unidade Responsável:
Comunicação Social