Dia Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho foi criado pela OIT em homenagem a vítimas

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

O Dia Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho foi criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 28 de abril de 2003, em homenagem às vítimas dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A cada ano, um tema é escolhido para debates, no mundo todo, com objetivo de se criar uma cultura de prevenção em matéria de segurança e saúde, envolvendo todos os meios disponíveis para incrementar a sensibilização, o conhecimento e a compreensão geral em respeito aos conceitos de perigo e risco, assim como da maneira de preveni-los e controlá-los.

Anualmente, segundo informações da OIT, cerca de dois milhões de homens e mulheres morrem devido a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Em todo o mundo são registrados, a cada ano, 270 milhões desses acidentes e 160 milhões de doenças relacionadas ao trabalho.

A prevenção é o melhor remédio e funciona, e a experiência tem demonstrado que uma cultura de segurança sólida beneficia tanto trabalhadores quanto empregadores e governos.

Dia Mundial da Segurança

A escolha do dia 28 de abril se deve a uma data fatídica para 78 mineiros norte-americanos que morreram, em 1969, vítimas de uma explosão na mina em que trabalhavam, no estado da Virginia. Em 2003, a OIT instituiu o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/05 instituiu que no dia 28 de abril fosse celebrado no País o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Unidade Responsável:
Comunicação Social