Francisco Amaral, um dos articuladores da criação da 15ª, é homenageado na Câmara dos Deputados

Conteúdo da Notícia

Com informações da Agência Câmara Notícias e foto de Rafael Vogado

O ex-deputado federal Francisco Amaral foi homenageado nesta quarta-feira (27/11) na Câmara dos Deputados, em Brasília, com a Medalha Assembleia Nacional Constituinte. A honraria foi entregue pelo presidente da Casa, o deputado Henrique Eduardo Alves, à diretora-geral substituta do TRT da 15ª Região, Adriana Martorano Amaral Corchetti, que representou o pai na sessão solene. O evento fez parte ainda das comemorações dos 25 anos da Constituição Federal. A atuação de Chico Amaral - que além de parlamentar constituinte foi prefeito de Campinas - no Legislativo federal foi decisiva para a criação do TRT15, que está completando 27 anos de existência, em 2013.

As medalhas foram cunhadas pela Casa da Moeda do Brasil em 1988 a pedido de Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte. Por causa de uma ação judicial, as medalhas não foram entregues à época e, desde então, ficaram guardadas em um cofre na Câmara dos Deputados. Neste ano, com o arquivamento da ação e a aprovação de um projeto de resolução, Henrique Eduardo Alves decidiu entregá-las aos constituintes e colaboradores que atuaram na Assembleia Nacional Constituinte.

A sessão desta quarta é a segunda desta natureza. No dia 9 de outubro, ocorreu a primeira distribuição, na qual foram homenageados com medalhas de ouro a presidente da República, Dilma Rousseff; o presidente do Senado, Renan Calheiros; e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Henrique Eduardo Alves também recebeu a medalha de ouro das mãos do vice-presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Mauro Benevides.

Unidade Responsável:
Comunicação Social