Mesa-redonda sobre acidente do trabalho encerra Semana Temática de Formação Inicial de Juízes da 15ª

Conteúdo da Notícia

Por Patrícia Campos de Sousa

Sessenta e seis magistrados do Judiciário Trabalhista da 15ª Região concluíram na manhã desta sexta-feira (25/10) a 10ª Semana Temática de Formação Inicial dos Juízes do Trabalho Substitutos, promovida pela Escola Judicial do TRT-15 (Ejud 15), em sua sede, em Campinas. O evento, iniciado no último dia 21 e que teve como tema central "Meio ambiente no trabalho – posturas para mudanças", foi encerrado com uma mesa-redonda sobre acidente do trabalho, que reuniu o juiz José Antonio Ribeiro de Oliveira Silva, titular da 2ª Vara do Trabalho (VT) e diretor do Fórum Trabalhista de Araraquara, e a procuradora federal Isabela Cristina Pedrosa Bittencourt, da Procuradoria Seccional Federal em Campinas, sob a mediação da juíza Alzeni Aparecida de Oliveira Furlan, titular da VT de Tietê e representante dos juízes titulares no Conselho Consultivo e de Programas da Escola.

Após o debate que se seguiu às exposições, os desembargadores Samuel Hugo Lima e Tereza Aparecida Asta Gemignani, respectivamente diretor e vice-diretora da Ejud, e o colega Manoel Carlos Toledo Filho, representante dos desembargadores no Conselho Consultivo e de Programas da Escola, compuseram com a juíza Alzeni a mesa de encerramento da Semana.

"Esta não foi uma semana de adestramento, para ensinar uma receita de bolo, mas sim para nos fazer pensar", afirmou o desembargador Samuel, comemorando o sucesso do evento, que reuniu os magistrados que ingressaram no Tribunal em 2011 e aqueles empossados no dia 10 de outubro. O diretor da Ejud agradeceu o "trabalho excepcional" realizado pela Secretaria na Escola, coordenado pela assessora Lara de Paula Jorge, e desejou boa sorte aos 40 juízes novatos que darão início, na próxima segunda-feira (28/10), ao módulo nacional do Curso de Formação Inicial Básica, na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), em Brasília. "Lembrem-se de que lá vocês serão os embaixadores da 15ª", brincou o magistrado. No dia 2 de dezembro o grupo retorna a Campinas para a segunda fase do módulo regional do curso, que se estende até 31 de janeiro, com o intervalo do recesso do Judiciário, ente os dias 7 e 19 de dezembro.

A desembargadora Tereza Asta parabenizou todos pela participação ativa na Semana. "Essa turma fez a diferença. Os questionamentos apresentados certamente contribuíram para o amadurecimento do grupo. Aos que seguem para Brasília, desejo que aproveitem bem o curso e que voltem com garra em dezembro."

Manoel Carlos, por sua vez, destacou a qualidade dos debates e o embasamento dos expositores. "Aprendi muito do pouco que pude assistir." Já a juíza Alzeni agradeceu a oportunidade de participação e desejou que os novos colegas saibam conciliar o trabalho com a vida familiar.

A programação da Semana incluiu três mesas-redondas, aulas expositivas, estudos de caso e oficinas de trabalho, abordando temas como assédio moral, os direitos dos empregados domésticos, trabalho degradante e direito ambiental do trabalho.

Unidade Responsável:
Comunicação Social